A liminar que determinou a suspensão da 11ª Festa do Peão de Taquaral de Goiás foi revogada nesta sexta-feira, 2. Assim, o evento que estava previsto para começar na quinta-feira,1º, terá início hoje. A festa tem shows, rodeio e deve terminar no domingo,4. 

O evento havia sido suspenso por liminar do juiz Renato César Dorta Pinheiro, ontem, acatando ação do Ministério Público de Goiás (MPGO). O órgão alegou não ter obtido respostas sobre como seria feito o custeio do evento que, de acordo com levantamento da promotoria, deve exigir investimento acima de R$ 800 mil. O MPGO apontou problemas de infraestrutura e serviços do município, por exemplo, na frota escolar, estrutura de creche e saúde, com  “irregularidades na dispensação de serviços de saúde, em especial no que diz respeito ao fornecimento de medicamentos à população”.

A defesa do município recorreu da liminar, alegando que a verba para custear a festa já estava prevista no orçamento anual, que o município tem saldo superior a R$ 4 milhões e que a suspensão geraria prejuízo aos cofres públicos, já que artistas e empresa haviam sido pagas.

Nesta sexta-feira, Maurício Porfírio Rosa decidiu revogar a liminar. “Apesar da relevante preocupação com a probidade administrativa e da imprescindível cautela com a aplicação das verbas públicas, notadamente em tempo de pandemia, tem-se que a realização de evento artístico permitirá a comunidade desfrutar da atividade cultural, que, diga-se de passagem se iniciou na data de ontem”, justificou.

O MPGO ainda tem a possibilidade de recorrer junto ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, com a decisão de Maurício Porfírio Rosa, a festa terá início nesta sexta-feira, 2.