Marquinhos Marques
Marquinhos Marques

Valparaíso de Goiás completa 22 anos de emancipação

Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção

Valparaíso é uma cidade localizada na região metropolitana do Distrito Federal. Segundo o IBGE o município é um dos que mais crescem no Brasil, sua fundação foi em 19 de abril de 1979, completando em 2017, 22 anos de emancipação, através da Lei estadual nº 12.667 de 1995.

O Prefeito ‎Pábio Mossoró (PSDB) diz que é muito bom ver a cidade com este crescimento significativo, que a faz ser destaque até mesmo no país inteiro.

Hildo do Candango (PSDB), Presidente Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), parabeniza o município por mais um ano de emancipação e elogia a gestão do Prefeito Pábio, frente à administração de Valparaíso, pelo empenho em promover políticas públicas voltadas à saúde, educação, esportes, segurança e bem-estar social.

O município de Valparaíso recebeu esse nome em virtude de uma homenagem que quiseram prestar a um engenheiro desconhecido, natural da própria cidade. Contudo, pesquisas recentes dão conta de que Cesar Barney, um arquiteto colombiano, natural de Cali, foi o responsável pelo projeto urbanístico. Outro marco importante foi em 2008, quando o vereador Walter Mattos lançou o livro “Valparaíso de Corpo e Alma”, contando toda a historia da cidade, considerado hoje um dos principais livros de pesquisa em escolas e grandes faculdades.

Deixe um comentário