Marquinhos Marques
Marquinhos Marques

Recanto das Emas comemora 24 anos

Foto: Agência Brasília

Recanto das Emas, cidade-satélite criada objetivando abrigar pessoas que viviam de maneira irregular no Plano Piloto, completa 24 anos no próximo dia 28 de julho.

O aniversário será comemorado por uma semana, a partir de domingo (23/7), com atividades esportivas e culturais gratuitas organizadas pela administração regional. A origem do nome da região tem pelo menos duas versões.. A oficial é que ela herdou o prefixo de um sítio arqueológico próximo chamado Recanto, que foi combinado com o arbusto canela-de-ema, muito comum na área.

Porém, segundo a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada em 2015, moradores antigos dão outra versão. Eles disseram que uma grande quantidade de emas, aves típicas do Cerrado, vivia nas proximidades e com a urbanização, os animais teriam se tornado raros, e algumas espécies foram levadas para o Jardim Zoológico de Brasília para serem preservadas.

Distante cerca de 25,8 quilômetros do Plano Piloto, a principal referência do lugar é o monumento das Emas. Até a divulgação da Pdad, o Recanto das Emas era formado por 59 quadras residenciais, com 41.434 domicílios e 145.304 habitantes. A coluna parabeniza o Recanto e seus moradores pela data.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.