Marquinhos Marques
Marquinhos Marques

Juarezão destina emenda para recuperação de canais de irrigação na Bacia do Descoberto

Com a crise hídrica que afeta o Distrito Federal, o deputado Juarezão (PSB) tem trabalhado junto ao governo por soluções. Ele acompanhou a visita da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e da Emater aos canais de irrigação do Córrego Cristal e o Guariroba, na Bacia do Descoberto.

Este é o segundo ramal na região a sofrer intervenção para evitar a perda hídrica por infiltração e evapotranspiração, que pode chegar a 60% de perda em períodos de seca. Ao todo, mais de 300 famílias serão beneficiadas. A obra contempla mais de cinco quilômetros de canais para região.

A medida é uma das frentes de ação do governo de Brasília para assegurar o abastecimento de água à população do Distrito Federal, em especial no próximo período de estiagem.

“Eu me preocupo com a questão hídrica e por isso destinei emendas parlamentares para que fossem feitos estes canais, já que o abastecimento de Brasília depende destes investimentos. Esperamos que no futuro a nossa cidade não passe pela mesma situação que está passando hoje. Pois estamos construindo agora soluções que beneficiarão a todos nos próximos anos”, defendeu o deputado.

A revitalização já surte efeitos no Descoberto, de acordo com o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Hercílio Matos. “Avaliamos que houve ganhos de água para o reservatório. Ainda não precisamos o volume, mas já é visível que ela tem chegado em maior quantidade para vários produtores da região”, afirmou.

“Ao fim da recuperação dos sete canais, espera-se um incremento de 126 litros por segundo à barragem. É o equivalente para abastecimento de uma cidade de 300 mil habitantes”, comparou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.