Marquinhos Marques
Marquinhos Marques

247ª Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio do Descoberto

Foto: Divulgação

De 1º a 13 de junho, a comunidade de Santo Antônio do Descoberto realiza a festa mais tradicional da área metropolitana de Brasília e região do Entorno: a Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio do Descoberto.

Em sua 247ª edição, realizada pela paróquia de Santo Antônio do Descoberto, a festa é reconhecida pela igreja Católica desde 1770 e caminha para seu jubileu de 250 anos, os festejos contam com a folia de rua , alvorada festiva, leilão de gado, procissão, queima de fogueira, romaria, desfile de carros de boi, batizados, distribuição dos paizinhos de Santo Antônio e missa campal todos os dias no santuário situado na área central do município.

O pároco e reitor do santuário, padre Marcelo José vieira Jr., vem se destacando na divulgação das atividades a valorização da história e fé do povo santantoniense, “É sabido que a velha igrejinha foi construída por volta de 1722, porém, a primeira com a presença de sacerdote só aconteceu em 1770, com isso no ano de 2020, com isso iremos comemorar a 250ª festa em honra ao glorioso Santo Antônio, nossa cidade é de fé”, disse.

Veja a programação:

-31 de maio a 3 de junho: Giro da Folia na Zona Rural (Entrega dia 3 de junho às 16 horas na Igrejinha)
-1 de junho: 5 horas – Alvorada festiva seguida de procissão rumo a Igrejinha de Santo Antônio
-2 a 4 de junho – Pentecostes  (Levar velas para serem consagradas – Sexta: Pai/Sábado: Filgo/Domingo: Espírito Santo
-4 de junho – 11 horas – Leilão de Gado (Fazenda estância – Aleandro Renascer)
-10 de junho – 16 horas – Procissão de São Cristóvão – saindo do Santuário à Igrejinha de Santo Antônio com a bênção dos carros.
-11 de junho – 8h30 – Romaria de carros-de-bois, cavaleiros e peregrinos, saindo da Igrejinha de Santo Antônio rumo ao Santuário com a Missa dos Carreiros.
19h30 – Missa com homenagem ao povo nordestino
-12 de junho – Queima da fogueira, hasteamento do mastro e bênção dos namorados.
-13 de junho – 8h30 – Folia do Cipó, saindo da Igrejinha de Santo Antônio.
18h30: Procissão saindo da Igrejinha de Santo Antônio, conduzindo a imagem milagrosa de Santo Antônio rumo ao Santuário para Santa Missa de Encerramento (Levar Velas)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.