Marcelo Mariano
Marcelo Mariano

Venezuela pode ganhar grande aliado em 2018

Pesquisas apontam eventual simpatizante de Maduro como favorito para a assumir a presidência do México

Fotos: Lula Marques/Agencia PT e Reprodução/Facebook

Segundo a mais recente pesquisa do Grupo Reforma, Andrés Manuel López Obrador lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais mexicanas com 28%. López Obrador foi Chefe de Governo do Distrito Federal (Cidade do México) de 2000 a 2005. No ano seguinte, candidatou-se à presidência, mas foi derrotado por 0,62%, equivalente a pouco mais de 240 mil votos.

Em 2014, o Movimiento Regeneración Nacional, mais conhecido como Morena, obteve seu registro partidário. O Morena, cujo fundador é o próprio López Obrador, assumiu no pleito de 2015 o posto de quarta maior força nacional. Ao que tudo indica, deve se tornar a primeira no ano que vem.

A rápida ascensão se assemelha ao caso do Em Marcha!, recém-criado partido político francês, que, sob a liderança de Emmanuel Macron, já ocupa a presidência do país europeu.

Além disso, o resultado da pesquisa do Grupo Reforma demonstra outra característica presente mundo afora: a insatisfação com a política tradicional. O Morena aparece na frente dos dois principais partidos políticos do México, o Partido Acción Nacional (PAN) e o Partido Revolucionário Institucional (PRI), do atual presidente Enrique Peña Nieto. Vale lembrar que o PRI esteve no poder por 71 anos – de 1929 a 2000.

Caso López Obrador saia vencedor, deve fazer dura oposição a Donald Trump. Ademais, as relações com a Venezuela, de acordo com avaliação do ex-presidente mexicano Vicente Fox, tendem a mudar. No Twitter, Fox disse que “o México de López Obrador não está longe da Venezuela de Maduro”.

As eleições para presidente do México acontecem somente em 1º de julho de 2018. Se Maduro resistir até lá, o presidente venezuelano pode ganhar um importantíssimo aliado na região. Em comparação com os países que o apoiam atualmente, como Bolívia e Suriname, o México, com a segunda maior economia da América Latina, é gigante.

 

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ADALBERTO DE QUEIROZ

Uma lástima essa “profecia”.

Marcelo Freire

As ações do Foro de São Paulo vão acabar transformando a América Latina numa lástima definitiva, acorda américa latina. Tomem conhecimento disto: http://www.forodesaopaulo.org