Hélio Rocha
Hélio Rocha

Sérgio Buarque de Holanda sabia tudo do Brasil e de Goiás

O professor Sérgio Paulo Moreyra ficou impressionado com o conhecimento que o pai do Chico tinha da história do Estado

Sérgio Buarque de Holanda, historiador, autor de “Raízes do Brasil” | Foto: Reprodução

Fui muito amigo do falecido professor de História da UFG Sérgio Paulo Moreyra, que era uma pessoa muito culta e um pesquisador rigoroso (professor da UFG).

Sérgio Paulo fez uma ocasião uma pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Ficou impressionado com algo. Teve como orientador de sua dissertação o professor Sérgio Buarque de Holanda.

Sérgio Paulo Moreyra, historiador | Foto: Reprodução

Admirou-se com um dado: Sérgio Buarque sabia tudo sobre Goiás. Porque sabia tudo sobre o Brasil. Era um sábio. Pai de um gênio da música, Chico Buarque de Holanda. Sérgio Buarque é autor de um dos livros mais importantes do País, “Raízes do Brasil”, que era bastante lido, inclusive por jovens. Infelizmente não está sendo muito lido hoje em dia, exceto no meio acadêmico, onde é debatido.

Na apresentação do “Dicionário Analógico da Língua Portuguesa”, do goiano Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, o Professor Ferreira, Chico Buarque escreveu: Pouco antes de morrer, meu pai me chamou ao escritório e me entregou um livro de capa preta que eu nunca havia visto. Era o dicionário analógico de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. (…) Isso pode te servir. (…) E por um bom tempo aquele livro me ajudou no acabamento de romances e letras de canções”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.