Hélio Rocha
Hélio Rocha

O tempo em que os goianos “invadiram” o Rio… para estudar

Osvaldo Vilela, Jorge Dourado, Anapolino de Faria, Irapuan Costa Júnior, Ronaldo Caiado e Adib Elias estudaram no Rio de Janeiro

Anapolino de Faria e Oscar Niemeyer | Foto: Reprodução

Nos últimos tempos do Rio de Janeiro como capital da República muitos goianos viveram lá. Alguns foram trabalhar no Rio, outros se aposentaram e foram viver lá e muitos foram fazer no Rio o curso superior. Em Goiânia só existiam as Faculdades de Direito e de Filosofia, Ciência e Letras. Por exemplo: o ex-governador Irapuan Costa   Junior fez no Rio seu curso de Engenharia.

Muitos médicos goianos se formaram lá. Por exemplo: Oswaldo Vilela, Jorge Dourado e Anapolino de Faria e o governador Ronaldo Caiado.

Genesco Ferreira Bretas | Foto: Reprodução

Anapolino de Faria inclusive se casou lá, com a carioca Dulce.

O professor Genesco Ferreira Bretas estudou no Rio e viveu um período lá dando aulas de inglês. E teve, entre seus alunos, o famoso ator humorístico Oscarito.

Um médico goiano, Ary Frausino, se tornou referência no Rio. Um odontólogo goiano, José   Louza Júnior, também e seu primo Alonso Félix Louza fez o curso de economia e se casou lá, com a carioca Roma.

Irapuan Costa Junior estudou Engenharia no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução

Foi até fundada uma associagoiana. Os falecidos jornalistas e publicitários Iberê Monteiro e William Guimarães integraram essa associação e criaram uma revista, muito bem editada, por sinal, na qual escreveu também o escritor Alaor Barbosa.

Dentre tantos outros goianos viveram no Rio Colombo Baiocchi Filho, Lamartine Reginaldo e Lino Consorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.