Hélio Rocha
Hélio Rocha

Goiás acolhe os problemas mas não recebe benefícios do Distrito Federal

Os municípios do Entorno não têm acesso ao fundo constitucional que beneficia tão-somente Brasília

O território do Distrito Federal, que é muito grande e é formado por terras doadas por Goiás, é envolvido pela formação goiana.

Goiás deveria se beneficiar dessa situação, mas, até pelo contrário, tem sido é prejudicado.

O Distrito Federal atrai muitas correntes migratórias, mas, ao mesmo tempo, rejeita-as. E Goiás é que fica sacrificado. Tanto que o desemprego na zona de Goiás que circunda Brasília é muito grande, causando também muita insegurança na área. Veja-se o exemplo de Águas Lindas. É o município goiano mais violento.

Goiás precisa reagir contra essa desvantagem, com o governo do Estado e os congressistas exigindo da União os necessários reparos e verbas justas para combater essa grande injustiça.

O deputado João Campos apresentou um projeto, na Câmara dos Deputados, para que os municípios do Entorno do Distrito Federal pudessem ter acesso ao fundo constitucional que beneficia o governo de Brasília. Como se sabe, o governo federal custeia as despesas de saúde, educação e segurança pública do DF. Mas o Entorno, que “acolhe” os problemas de Brasília, nada recebe, embora esteja colado na capital nacional.

O projeto de João Campos, embora justo, não foi aprovado. Porque Brasília não permitiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.