Hélio Rocha
Hélio Rocha

Frase “de” Maria Antonieta é de Rousseau. Frase “de” JK é de Autran Dourado

A frase “que comem brioche!” não é de autoria da rainha que foi guilhotinada durante a Revolução Francesa 

Muito alienada, a rainha francesa Maria Antonieta teria afirmado, ao ser informada de que o povo estava revoltado, porque não conseguia pão, que então comesse brioche. Na verdade, ela nunca disse isto. Não obstante, morreria na guilhotina, em 1793, aos 37 anos.

Maria Antonieta: rainha francesa guilhotinada aos 37 anos | Foto: Reprodução

Quando Maria Antonieta tinha 9 anos, o filósofo Jean-Jacques Rousseau escreveu: “Finalmente eu me lembrei do expediente de uma grande princesa a quem foi dito que os camponeses não tinham pão, e que respondeu: ‘Que comam brioche’”. O filósofo, nas suas “Confissões”, evidentemente estava falando de outra princesa, e não da que foi morta, na Revolução Francesa, pelos jacobinos. Trecho em francês de “Les Confessions”: “Enfin je me rappelai le pis-aller d’une grande princesse à qui l’on disait que les paysans n’avaient pas de pain, et qui répondit: ‘Qu’ils mangent de la brioche’”.

Juscelino Kubitschek em Brasília | Foto: Reprodução

Muito se atribui a pessoas que na verdade não disseram nada.

Na história do Brasil, atribuiu-se a Dom Pedro I, por exemplo, a frase “Independência ou Morte”, o brado retumbante às margens do Ipiranga. Consta que de fato ele não proclamou essa frase.

Na verdade Juscelino Kubitschek não teria dito, quando sua posse foi ameaçada, em 1956: “Deus me poupou do sentimento do medo”. Por sinal, a frase é atribuída ao poeta Augusto Frederico Schmidt e, ao mesmo tempo, ao escritor Autran Dourado.

Autran Dourado disse, numa entrevista: “Sou o autor da frase. Renunciei à vaidade por muito tempo, mas, como estou custando a morrer, resolvi contar a verdade”. Ele foi secretário de Imprensa do presidente Juscelino Kubitschek e escreveu um livro a respeito, “Gaiola Aberta — Tempos de JK e Schmidt” (Rocco, 222 páginas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.