Ele defendeu a navegabilidade dos rios goianos, propôs a mudança da capital de Goiás para o Planalto Central e melhorou o rebanho de gado do Estado
Couto de Magalhães (1837-1898), presidente da província de Goiás no século 19, foi o primeiro personagem a defender navegação de rios goiano, pregando uma ligação que, a partir de hoje Aruanã, na época Leopoldina, percorresse os rios Araguaia e Tocantins, até o Pará. Consta que, na primeira tentativa de navegar pelo Rio Araguaia, houve um naufrágio e o gestor-empreendedor quase se afogou.

Coimba Bueno | Foto: Reprodução
O segundo a defender navegabilidade dos rios goianos foi Jerônymo Coimbra Bueno, governador de Goiás e depois senador.
Coimbra Bueno tinha visão de futuro. Ainda na década de 1940 criou a Fundação Coimbra Bueno, para defender a mudança da capital federal para o Planalto Central.
Quando governador, contribuiu para o aperfeiçoamento do rebanho bovino goiano importando tourinhos da Índia. Ele pregava a construção entre Santos e o pé da Serra, em São Paulo, para diminuir a distância entre o porto e a capital paulista.
Hoje Goiás já tem alguma navegação, por intermédio do porto de São Simão.
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