Hélio Rocha
Hélio Rocha

7 médicos que, competentes e humanistas, contribuíram muito com os goianienses

Devem ser citados Edilberto Jardim, Altamiro Pacheco, Domingos Vigiano, Francisco Ludovico, Alberto Rassi, Hélio de Britto e Simão Carneiro de Mendonça

Altamiro de Moura Pacheco | Foto: Reprodução

A primeira-dama do Estado, quando a capital se mudou para Goiânia, Gercina Borges Teixeira, construiu a Santa Casa de Misericórdia e teve a contribuição de alguns médicos com dedicação humanística. A Santa Casa teve um papel relevante nos tempos pioneiros da cidade.

Francisco Ludovico | Foto: Jornal Opção

Entre dedicados médicos pioneiros de Goiânia incluem-se, por exemplo, Edilberto da Veiga Jardim, que foi colega de turma de Pedro Ludovico na histórica Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio. Filho da cidade de Goiás, começou a exercer a profissão em Corumbá de Goiás, onde se casou, voltou à velha capital e depois veio para Goiânia.

Alberto Rassi | Foto: Reprodução

Outra figura muito humanística no passado em Goiânia foi Altamiro de Moura Pacheco. Este teve também grande contribuição ambiental, preservando imensa área verde onde se encontram os maiores mananciais do município.

Hélio de Brito | Foto: Reprodução

Outro médico importante no atendimento aos necessitados foi Domingos Vigiano. Também teve papel relevante o médico Francisco Ludovico de Almeida, cujo pai, José Ludovico de Almeida, foi governador do Estado. Francisco Ludovico teve papel decisivo na fundação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

O médico Alberto Rassi foi outro a se destacar nessa missão humanística.

Outro médico com exercício profissional e social relevante foi Hélio Seixo de Britto, também político, sendo secretário da Educação e da Saúde e prefeito de Goiânia. Destacou-se também em sua tarefa o médico Simão Carneiro de Mendonça.

A história da medicina em Goiânia tem de enfatizar esses nomes e, agora, registrar   humanismo dos que estão salvando vidas nessa tragédia da pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.