Euler de França Belém
Euler de França Belém

Sai segunda biografia de Luís Carlos Prestes. Foi escrita por sua filha com Olga Benario

Anita Leocádia Prestes é doutora em história e sugere que, apesar de parente, escreveu um livro equilibrado sobre o mais famoso comunista brasileiro

Prestes capa do livro de Anita Leocádia

Dois jornalistas da “Folha de S. Paulo” comentaram no sábado, 10, o lançamento da biografia “Luiz Carlos Prestes — Um Comunista Brasileiro” (Boitempo, 560 páginas), da doutora em história Anita Leocádia Prestes.

Anita Leocádia é filha de Luís Carlos Prestes com a comunista alemã Olga Benario, entregue aos nazistas pelo governo de Getúlio Vargas, na década de 1930.

Os dois textos da “Folha”, assinados por Lucas Ferraz e Maurício Puls, são meramente informativos e nada acrescentam ao debate sobre o comunista brasileiro. Acima do título do comentário de Puls está escrito “Crítica”, mas, apesar de uma ressalva aqui e ali, não se trata de uma crítica. É, na verdade, uma resenha complementar à de Lucas Ferraz.

Anita Leocádia Prestesfoto_gd_12

Por que as grafias “Luís”, usada pelo historiador Daniel Aarão Reis, e “Luiz”, utilizada por Anita Leocádia[foto ao lado, jovem]? Luís é o prenome que aparece na certidão de nascimento de Prestes. Luiz é a forma adotada pelo próprio Prestes.

Daniel Aarão Reis é autor de uma biografia exemplar, não uma hagiografia familiar, sobre o “quase soviético” brasileiro: “Luís Carlos Prestes — Um Revolucionário Entre Dois Mundos” (Companhia das Letras, 576 páginas). Um Prestes contraditório, portanto mais rico, emerge da pesquisa exaustiva e das interpretações precisas e objetivas do livro.

Anita Leocádia Prestes às vezes comete o erro de pensar que só ela pode escrever sobre o pai. Parece que é dona da verdade sobre o comunista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.