Hélio Rocha
Hélio Rocha

Goiânia e o 5 de julho   

5 de julho de 1942 representa a data consagradora da construção, na qual Goiânia como que se identificava, marcava o início de sua existência

Sempre se proporciona muita importância, em Goiânia, à data de 24 de outubro e quase nenhuma à de 5 de julho no quadro histórico da cidade. As duas datas são importantes, como o próprio fundador de Goiânia, Pedro Ludovico, considerava.

Palácio das Esmeraldas | Foto: Reprodução

Claro que o 24 de outubro possui uma especial relevância por ser a data do lançamento da pedra fundamental, ocorrida em 1933, evento deflagrador do processo de construção de Goiânia. Pedro Ludovico escolheu o dia 24 de outubro por ser comemorativo do triunfo da Revolução Liberal de 1930.

Já o dia 5 de julho de 1942 representa o que se poderia chamar de data consagradora da construção, na qual Goiânia como que se identificava, marcava o início de sua existência.

O risco de um fracasso da construção da cidade e de algum retrocesso na mudança da capital da antiga Vila Boa para Goiânia estava totalmente superado. Havia, portanto, muito a ser comemorado.

Coreto na Praça Cívica | Foto: Reprodução

Foi um acontecimento que teve o 5 de julho como um dia auge, ápice de uma longa programação de eventos, muitos de dimensão nacional, os primeiros que a cidade realizava.  Consta que foi o início de um julho muito frio. No dia 5, a temperatura mínima foi de apenas seis graus.

Houve também algumas inaugurações, a mais importante a do Teatro Goiânia, um marco cultural na vida de Goiânia. Essa comemoração foi denominada de batismo cultural da cidade.

A economia de Goiás estava começando a crescer quando se iniciou a década de 1940. Para ser ter uma ideia, quando ocorreu o lançamento da pedra fundamental, em 1933, Goiás era o antepenúltimo no ranking econômico entre os Estados, à frente apenas de dois outros — Piauí e Mato Grosso, que na época não havia ainda sido dividido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.