Avatar
Gabriela Macedo

Meu “Soneto” de Despedida

Carmen Barreto de Macedo – 18 de junho de 1932 a 08 de janeiro de 2022 | Arte: Gabriela Macêdo

Querida vó, lembra que você sempre me chamava de ‘querida neta’? Você me mandou mensagem quase todos os dias por anos, especialmente nos últimos meses, seja com uma figurinha de bom dia, para perguntar sobre minhas dores de cabeça ou para dizer que estava com saudades e que me amava.

Eu sei que a senhora passava todos os dias do ano contando quando fosse me ver, porque você fazia questão de me fazer saber disso. Amava quando eu te mandava fotos, te contava minhas conquistas e falava sobre meus cachorros. Inclusive, adorava quando eu mostrava foto da Mila e sempre perguntava como ela está. Eu não sei expressar em palavras o quão sofrido foi saber o quanto você sentiu dor nos últimos dias. Que dias tristes.

Hoje, em um dia cinza e chuvoso, você nos deixou. Eu não vou poder me despedir de você, mas agradeço com todas as minhas forças ter tido a oportunidade de passar um último natal com você. Uma pessoa hoje também me lembrou do Dia dos Mortos, sobre como os mexicanos acreditam piamente que uma pessoa só morre de verdade quando morre a última pessoa que se lembra dela. E sabe? Faz todo sentido.

Sei que você queria ter me visto mais, queria que “eu morasse pertinho de você para que pudesse me amassar” de tanto abraçar, mas também sei que conseguimos aproveitar cada conversa no seu quartinho, cada carinho no cabelo e massagem nas mãos. Você já não estava bem, e o consolo que resta é saber do seu descanso. E ainda que tenha ido, você está viva na minha cabeça e no meu coração, e sempre estará.

Está vendo esse desenho? Fiz pra você! Espero que daí de cima você veja e goste tanto quanto do quadro de rosas vermelhas que te dei e você fez questão de pendurar na parede do quarto.

Uma resposta para “Meu “Soneto” de Despedida”

  1. Avatar Luiz Carlos disse:

    Muito interessante e original . Parabéns pela bela homenagem póstuma .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.