Do Leitor
Do Leitor

“Quem transgrediu a lei, de ambos os lados, deve ser responsabilizado”

Elias Coelho

Em relação à nota “Servidores da Educação são feridos em confronto com a Guarda Civil” (Jornal Opção Online), eu tenho uma função que de certa forma educa e reprime. O Estado de Direito foi criado pela própria sociedade e é este corpo abstrato e ao mesmo tempo subjetivo, que tem sua função de acomodar a sociedade, cuidar, zelar e manter em ordem, para que seja possível esse tal de Estado de Direito usar e cria seus meios para reprimir e conduzir os cidadãos.

No entanto, a Guarda Municipal é um dos meios criados para que possa exercer seu poder. Se houve uma ordem partida do poder público, ela deve ser obedecida; se assim não for, passa a ser contrária à lei e o poder público utilizará todo o poder necessário para que a sociedade respeite e volte a normalidade.

Quando foi dada a ordem conforme relatado e não foi obedecida, houve o uso da força embora não observamos neste relato nenhuma fala do agente acusado e só observamos as supostas vítimas. Mas algo escuso aconteceu e, se houve abuso, com certeza será averiguado e os culpados serão punidos. Mas a razão deverá ser buscada de forma esclarecida nas leis e quem transgrediu a lei deve, sim, ser responsabilizado em ambos os lados.

E-mail: [email protected]

“Incorporação da bicicleta ao sistema de transporte de forma adequada”

Fernando Chapadeiro

Excelente texto, a matéria “Andar de bicicleta é coisa de pobre: uma prova do atraso na mentalidade do brasileiro (e do goiano)” (Jornal Opção 2074). Parabéns ao jornalista Elder Dias por sentir e apresentar a bicicleta como modo de transporte viável para Goiânia. É necessário compreender as características locais, respeitando-as, para a incorporação da bicicleta no sistema de transporte, de forma adequada. Porém, quanto às limitações ao uso das bicicletas em Goiânia, observa-se uma tendência em dar valor extremo às desvantagens, consideradas por muitos como problemas. Todavia essa valoração parte normalmente de não usuários da bicicleta ou ainda daqueles que a utilizam forma esporádica. Muitas vezes as pessoas concentram-se nos casos em que a bicicleta não é possível, em vez de onde é possível.

Fernando Chapadeiro é professor universitário.

“Vamos praticar a educação”

Adnaldo Malta

Não defendo nem a Prefeitura nem os funcionários públicos. Mas as negociações deveriam ser feitas educadamente. Quaisquer tipos de agressão ou de insulto são atitudes de ignorantes, de pessoas sem educação. Acordem, professores, estamos em 2015, vamos praticar a educação.

E-mail: [email protected]

“Guardas são despreparados e de baixa instrução”

Ricardo Rezende de Morais

Os guardas municipais são na sua maioria despreparados. O grau de instrução deles é baixo e a falta de treinamento é enorme. Talvez por isso eles bateram nos responsáveis pelo ensino.

Ricardo Rezende de Morais é perito criminal.

“Invadir local restrito não iria dar certo”

Otoniel Morais

Essa ideia de invadir local restrito não tinha como dar certo. Questão de boa educação não entrar sem ser convidado. Lamentável. O grande culpado é o prefeito.

E-mail: [email protected]

 “Solução para Goiânia não é ciclovia”

Debson Duarte

Com o sol que brilha no Brasil e o calor que faz no Estado de Goiás — e quando chove é trovoada —, bicicleta é mesmo transporte pra este País? Acho que não, precisamos solucionar nossos problemas de forma original. Cópias aqui viram piada. Sobre o trecho “É o caso da capital goiana. Ironicamente, um olhar sobre o relevo goianiense deixa bem claro: 99% das vias da cidade são amplamente favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte”, até podemos ter relevo favorável, mas o clima simplesmente impossibilita qualquer pessoa com uma cabeça sã optar por bicicleta no lugar de carro. A saída para melhorar o trânsito em Goiânia com certeza absoluta não é copiar ciclovias, mas sim investir em soluções que atentem para suas características particulares.

E-mail: [email protected]

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.