A.C. Scartezini

Lava Jato se aproxima de Lula ao investigar as doações de empresas ao caixa do PT

Com os olhos em autoridades que se beneficiam  com o petrolão, a Procuradoria Geral inicia nova fase de apuração e começou pelo tesoureiro petista

Justiça Federal foi bem sucedida ao relacionar os tesoureiros João Vaccari e Renato Duque, ambos chegados a Lula

Justiça Federal foi bem sucedida ao relacionar os tesoureiros João Vaccari e Renato Duque, ambos chegados a Lula

A. C. Scartezini

Lula ficou mais próximo das investigações do petrolão quando, ao amanhecer a quinta-feira, policiais federais saltaram o portão da casa do tesoureiro do PT, João Vaccari, em Planalto Paulista, bairro elegante da cidade de São Paulo a seis quilômetros do centro, e o levaram à força para depor sobre o roubo de dinheiro para partidos e intermediários na Petrobrás.

Até aquele momento, havia indícios do envolvimento de Vaccari com o escândalo, mas o tesoureiro se recusava a abrir a boca. Ainda naquela manhã, negou-se a abrir a porta da casa à polícia, mas os agentes não fizeram cerimônia. Entraram no peito, vasculharam a casa em busca de provas e ainda levaram o dono ao depoimento na sede paulistana da Polícia Federal.

A investigação de um tesoureiro pelo Ministério Público Federal, com apoio policial, é algo simbólico: procura-se o caixa de uma pessoa, empresa ou instituição. O líder ou responsável pelo tesoureiro que administra o caixa que se cuide. Tudo respingará nele.

Há simbolismo especial no rigor com que agentes cercaram Vaccari, pularam o portão, revistaram a casa e levaram o dono. Comprova-se a determinação com que, aos poucos, a investigação se aproxima de políticos e partidos do petrolão, depois de colocar nas grades empreiteiros suspeitos de corromper agentes públicos na petroleira.

Algo mais simbólico do que a recusa de Vaccari em abrir o portão da casa mesmo diante de um mandado para ser levado a força à policia? Símbolo de arrogância em quem se considera poderoso, acima de qualquer suspeita ou mais igual do que os outros – à George Orwell. Ofendido, Vaccari foi e voltou para casa com a cara braba o tempo todo.

Era a mesma cara feia com que surge diante da imprensa o tesoureiro do PT antes de Vaccari, Renato Duque, igualmente chegado a Lula, porém sempre discretamente. Por sinal, Duque também esteve em evidência na quinta-feira, a propósito da delação premiada de Pedro Barusco, seu antigo gerente quando foi diretor de Serviços da Petrobrás.

Mas não houve coincidência en­tre as duas coisas, a ida de Vaccari à po­lícia e a divulgação do depoimento de Barusco, feito em novembro, quando a Operação Lava Jato prendeu empreiteiros vinculados ao petrolão. Ao revelar a fala de Ba­rus­co, a ideia da Justiça Federal em Cu­ri­tiba, onde corre o petrolão, foi mes­mo relacionar os dois tesoureiros, Vaccari e Duque, diante do público.

Coube a Barusco a informação de que o PT recebeu ao lon­go de 10 anos, entre 2003 e 2013, alguma coisa entre 150 milhões e 200 milhões de dólares como suborno de fornecedores que assinaram 90 contratos de prestação de serviço com a Petrobrás. Desse bolo, 50 milhões de dólares teriam passado por Vaccari.

O período a que se referiu Barusco parte de 2003, ano em que Lula assumiu o governo. Então, o novo presidente retirou o companheiro Duque da tesouraria do PT e o instalou como diretor de Serviços da petroleira. O período se encerra em 2013, um ano depois que o companheiro deixou a diretoria, no governo Dilma.

No entanto, segundo Barusco, Duque deixou a petroleira, mas continuou as receber repasse de dinheiro roubado a cada 15dias. Seria a quinzenada de R$ 50 mil paga em dinheiro vivo. O ex-tesoureiro negou tudo isso diante da imprensa.

Vaccari alegou numa nota lacônica à imprensa que, na PF, “respondi a tudo com transparência”. No entanto, não foi transparente ao negar-se a abrir a portão de casa para os agentes que foram busca-lo. A recusa a receber os policiais foi uma forma de resistir à ação da PF, mesmo que ela não estivesse ali para prendê-lo.

A volta de Vaccari para casa depois de responder ao interrogatório policial justificaria a liberação de sua presença maior na policia. Porém, poderia ser uma cautela do Ministério Público Federal na aproximação a Lula, autor da montagem com Duque que permitiu ao PT arrecadar contribuições durante os 10 anos, a que se referiu Barusco, iniciados em 2003, quando o partido ocupou o Planalto.

Um ano depois, a montagem se reforçou no momento em que o aliado PP também desejou uma diretoria para chamar de sua na petroleira. Lula reforçou o esquema. Por indicação de pepistas, Lula colocou Paulo Roberto Costa, o amigo Paulinho, como diretor de Abaste­ci­mento, onde ficou até 2012. Entrou depois e saiu antes de Duque.

Enquanto esteve lá, o amigo arrecadou fundos para o PP dividir com o PT e o PMDB. Duque e Paulinho foram presos pela Lava Jato em novembro, mas o primeiro ficou apenas três semanas em Curitiba. Mais ligado, a Lula Du­que recebeu habeas corpus do Supremo Tribunal Fe­deral. O segundo conquistou a prisão domiciliar com delações.

23 respostas para “Lava Jato se aproxima de Lula ao investigar as doações de empresas ao caixa do PT”

  1. Adilson Maia disse:

    Coisa idiota…
    Se aproxima de Lula…
    Se bem fosse visto tudo isso, veriam que está próximo é de todos os políticos brasileiros.
    De mamando a caducando…
    De partido A a Z!!!
    Mas, como de praxe, nossa impoluta e isentíssima (e ridícula) imprensa, somente debita as faturas para o PT.
    É de embrulhar estômago até mesmo de URUBU!

  2. Rocaso disse:

    Nunca na historia desse pais se roubou tanto dinheiro do povo, se um cara rouba uma pacote de bala em um mercado não vai preso ?. Collor foi cassado por nada diante do rombo de agora, e se investigar: estádios, ferrovias, portos, transposição do Rio São Francisco, a lista de preço minimo do governo para materiais de construção, etc, etc… .

  3. Francisco Iran disse:

    Devemos fazer críticas a qualquer partido que esteja no poder. Da mesma forma que fizemos muitas críticas ao PSDB quando este partido estava no poder, agora estamos fazendo críticas ao PT. Só não entendo o porquê de tantos petistas ficarem tão revoltados com as críticas.

  4. augusto disse:

    Se a roubalheira começou em 2003, só não vê quem não quer, ou se faz de cégo, o chefão tem que ir pra cadeia sim.

  5. Francisco Edvaldo Mendes da Si disse:

    Tem que prender logo o grande chefão, o maior de todos o grande ladrão, chamado ‘L U L A’.

  6. Cris disse:

    Incrivel como a idelogia pode cegar. Alguns defendem o PT e Lula alegando os possiveis erros cometidos por outros não tão menos corruptos. E’ como se alguém que roubasse 1 mil reais fosse menos ladrão do aquele que roubou 1200 reais. Ora, ora , ora! Se for provando que Lula estava mesmo envolvido na roubalheira os defensores bradarão forte que não foi somente ele. A logica desse pensamento é: Deixar como esta,’ pq afinal, todo mundo roubou mesmo. Quem errou deve pagar seja ele quem for e ponto final.

    • Gustavo Bitencourt disse:

      A lógica desse pensamento é que a mídia se interessa e divulga os crimes de um só partido, ainda sem nenhuma comprovação, enquanto os envolvidos de outros partidos ficam ilesos. Todo mundo esqueceu do Cunha, por exemplo.

  7. Coxinha! disse:

    Não tem vergonha na cara não Adilsom Maia? No mínimo deve ser mais um militonto…. A hora de vocês está chegando seu merdinha!

  8. oswaldo disse:

    Aos bem intencionados: -nenhum ladrão deve ser poupado.
    Mas, no que diga ao Lula, Dilma, o PT em peso, toda a corriola, antes de serem presos, eles, filhos, parentes e cumplices de um modo geral que devolvam a grana, é o mínimo que a justiça fará.
    BRASILEIROS, apoiemos, participemos do propósito das autoridades e do povo que prestigia, apoia e se identifica com o trabalho honrado desse contingente de patriotas que ressurge agora, quando já supúnhamos ; ESPÉCIE EXTINTA.
    -COOPEREMOS COMO PUDERMOS COM A OP. LAVA-JATO.

  9. José Renato Barbosa Martins disse:

    EU DIGO MAIS,O TSE SÓ ESTÁ ESPERANDO O TÉRMINO DAS INVESTIGAÇÕES,PARA CAÇAR O REGISTRO DO PT,POIS NÃO É UM PARTIDO COMO TODOS OS OUTROS,MAS SIM,UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PARA ACABAR COM O PAÍS.A INTENÇÃO DELES,ERA QUEBRAR A PETROBRAS,PRA DEPOIS ARRUMAR ALGUNS LARANJAS E COMPRAR A MESMA COM O PRÓPRIO DINHEIRO QUE FOI DESVIADO(roubado) AINDA BEM QUE A PF DESCOBRIU A TEMPO.A RESPEITO DO LULA,O SEGUINTE,VAI SE DESCOBRIR TANTA FALCATRUA,QUE ATÉ MESMO MUITA GENTE DO PRÓPRIO PT FICARAM COM VERGONHA DE TER ACOMPANHADO ELE A TANTO TEMPO,DIGO, AQUELAS PESSOAS DE CARÁTER E NÃO TODOS.

  10. Hary disse:

    Bom… e so ver o que era o Lula e o lulinha antes, e o que eles são hoje… como que pode, de um sindicalista e limpador de bosta de elefante, chegarem a ser bilionários em 10 anos.
    Só roubando ou se ganhar na Mega-Sena toda semana…
    Lula.. não adiantará seu dia chegará e a cadeia será certa para você…

    • J. Silva disse:

      A falta de vergonha desses políticos sem vergonha na cara, sem honestidade e que não honra o voto dos eleitores, enquanto isso o povo vive de salário “mínimo” esmola, onde deputados e senadores ganham muito pra não fazer nada para o povo, se diminuísse a metade dessa corja que fica ganhando milhões ao decorrer do mandato, sobraria muito dinheiro para investir na saúde, educação e segurança.
      Um país que arrecada muito imposto que seria revertido em melhorias na “saúde”, “educação” e “segurança”, não se sabe onde vai esse absurdo que se arrecada durante o ano. Investe no que não é preciso “copa do mundo” e “olimpíadas” nós precisamos de saúde e infraestrutura, para depois se pensar em investimentos sem interesse da maioria do povo.
      Pra construir estádios pra copa do mundo e organizar olimpíadas para interesse da minoria tem dinheiro, mas para reformar e construir hospitais que beneficia o país inteiro não tem, e assim o pobre morre, é só precisar de um atendimento pra sentir na pele a falta de estrutura e profissionais qualificados “médicos bolivianos etc…”
      Com esse dinheiro arrecadado, o Brasil era pra ter o melhor sistema de atendimento a saúde, educação e segurança. Se não quiser morrer na fila de espera dos hospitais, tem que pagar um plano de saúde, pra ter uma educação de qualidade tem que pagar escola particular, pra ter segurança tem que pagar segurança particular também. Isso é pra quem tem dinheiro e o pobre morre sem saber que os direitos sociais estão previstos na constituição só de fachada.
      Será que realmente há políticos que realmente está preocupado com o povo brasileiro, com a ética e a moral?
      O voto do eleitor não vale nada a não ser para eleger políticos que ganham muito para se enriquecer com salários e propinas e desvios de dinheiro público, e não acontece nada. A lei foi feita só no papel, para o pobre que não tem dinheiro para pagar advogado, se roubar um litro de leite vai preso, se não pagar fiança fica preso. Ao comparar os tipos de agentes e de roubos: Qual deveria ter uma pena exemplar?
      O político que conhece as leis deveria mostrar exemplo, porque o exemplo tem que vir de cima e não penalizar o ladrão de galinha.
      Quantos políticos devolveram o dinheiro ganho ilicitamente, quantos ficaram presos como manda a lei, a não ser ter prisão “domiciliar”, “imunidade parlamentar”, “curso superior”. Então é por isso que o país “quebra”.
      Quantos corruptos do mensalão estão presos e devolveram o dinheiro, recebidos de forma ilícita, e da Petrobrás será que todos vão devolver tudo o que foi roubado e desviado. Que vergonha…..
      Vamos prestar atenção nesses políticos que estão ai, para amanhã não votar novamente neles, devemos guardar e memorizar esses nomes, porque não é o que acontece, pois o povo esquece que o voto é como loteria, você joga, joga e nunca acerta, a chance em um milhão é só em otimismo e acreditar e depois ser enganado.

      Antes ser pobre de dinheiro e ser rico de honestidade, conhecimento e sabedoria para saber o que é certo e errado e não fingir que tudo é maravilhoso e está tudo certo.

      Pessoas honestas estão em extinção.

  11. LUIZ CESAR disse:

    ISTO MOSTRA COMO É O PT,O MAIOR CORRUPTO DO BRASIL,ENQUANTO NO OS OUTROS PRESIDENTES VIGORARAM NA CORRUPÇÃO,LULA E DILMA DEIXARAM À VONTADE;ELES PRÓPRIOS ROUBAVAM…

  12. Julimar Leite disse:

    lulaaaaa tic tac tic tac tic tac

  13. Isaac Neves Júnior disse:

    O Brasil se tornara um país sério se o Lula e sua quadrilha do PT forem presos por causa deles o Brasil está quebrado a economia está estagnada com juros alto. Então eu voto para o Lula para 2018 para presidente ou seja para presidente Bernardes.

  14. Isaac Junior disse:

    O Brasil se tornará um país sério se o lula e a sua quadrilha do PT forem presa eles conseguiram deixar o país quebrado então eu voto para lula para presidente mas para presidente Bernardes que é o lugar dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.