Avatar
A.C. Scartezini

Ex-presidente seria a bala de ouro do PT para garantir a manutenção do poder?

Lula da Silva: desepero vai levá-lo a substituir Dilma como candidato?

Lula da Silva: desepero vai levá-lo a substituir Dilma como candidato?

Os resultados negativos para a reeleição da presidente Dilma nas pesquisas de opinião podem renovar nas duas próximas semanas a pressão sempre latente sobre o PT para trocar a candidatura e trazer Lula de volta e garantir a vitória, num prazo para substituição que termina em 15 de setembro, 16 dias antes do primeiro turno.

Porém, seria um gasto arriscado de energia do partido e de poder político de Lula. Em primeiro lugar, no embalo com que irrompe a candidatura de Marina Silva com base numa comoção popular, o carisma de Lula pode ser derrotado numa configuração histórica onde o candidato apressado passaria por oportunista, senão golpista.

A mesma consciência popular na qual viceja a candidatura de Marina depois de brotar nas circunstâncias da morte do candidato original do PSB, Eduardo Campos, pode sufocar a pretensão lulista. Mesmo a clientela petista do Bolsa Família teria condições de assumir a consciência a respeito do desespero e do casuísmo em causa.

Apesar de tudo, é possível que a pressão interna no PT se acentue. A estrutura de mobilização so­cial e política que formou o PT e o levou a dominar o aparelho de Es­tado em nome da instalação de um projeto partidário de poder infinito pode, depois de 12 anos de êxito, recusar-se a apear sem luta.

A consciência de que tudo é válido em favor do projeto de poder alimentou o financiamento da construção do aparelho com dinheiro público. Em nome da causa, irrigou-se o mensalão para comprar apoio ao governo. Assim surgiram os escândalos nas estatais, como a Petrobrás. A diferença é que, a certa altura, perdeu-se a noção de limite entre a causa e o bolso pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.