Avatar
Frederico Vitor

Revisão do Plano Diretor prevê expansão do perímetro urbano em duas áreas

Estágio da Revisão do Plano Diretor Participativo é apresentado a vereadores e integrantes do ComCidade

Estágio da Revisão do Plano Diretor Participativo é apresentado a vereadores e integrantes do ComCidade

O Plano Diretor Participativo, legislação que rege sobre as questões urbanísticas do município de Anápolis, está em processo avançado de revisão. Por conta do estágio adiantado, várias discussões com a população foram realizadas na semana passada por meio de audiências públicas com o intuito de adequar o Plano à realidade da cidade.

Após meses de trabalho, a revisão está prestes de ser finalizada e o adiantamento da legislação foi apresentado a vereadores e aos integrantes do Conselho Muni­cipal da Cidade (Comcidade), principais protagonistas da atualização do Plano Diretor Partici­pativo. Aos dois grupos, tanto de vereadores quanto de integrantes do Comcidade, o prefeito João Gomes (PT) apresentou o que muda com a revisão do Plano, que tem necessidade de atualização a cada dez anos.

Segundo ele, a equipe está empenhada em cumprir este processo preponderante para o desenvolvimento de vários aspectos do município. “O empenho é total e precisamos continuar neste ritmo avançado”, disse João Gomes.

Chamou a atenção nas reuniões a delimitação de áreas do município de acordo com a relevância e utilidade, a exemplo das áreas de Interesse Social e Econômico. As duas zonas serão beneficiadas com a expansão do perímetro urbano do município, que será proposta na revisão do documento. Segundo João Gomes haverá dois processos importantes, ou seja, a consolidação dos distritos industriais, além de outras áreas para o fomento da economia, bem como a definição de áreas passíveis de habitação. “São dois aspectos importantes que vamos aprofundar nas discussões.”

Outro benefício a ser colhido com a expansão do perímetro urbano de Anápolis está ligado à preservação de áreas de interesse ambiental, a exemplo da região que fica próxima ao Ribeirão João Leite. O presidente da Câmara Municipal, Lisieux Borges (PT), afirma que os vereadores estão presentes em todas as atividades ligadas à revisão do Plano Diretor, com objetivo de dar providência ao processo da melhor maneira possível. “A Câmara se faz presente nesta questão de suma importância para o município”, disse.

A próxima etapa da revisão do Plano Diretor Participativo de Anápolis será realizada segunda-feira, 7, com mais uma audiência pública que vai apresentar outro tema ligado à parte de zoneamento e parcelamento do solo. O evento será a partir das 19 horas no auditório do Parque Ipiranga. Ao término de todas as etapas, o projeto final será encaminhado à Câmara Municipal para as providências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.