Frederico Vitor
Frederico Vitor

Prefeitura promove força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue

Força-tarefa em mobilização contra mosquito transmissor de doenças

Força-tarefa em mobilização contra mosquito transmissor de doenças

O bairro São João recebeu na quarta-feira, 20, uma ação de combate ao mosquito Aedes aegipty organizada pela Prefei­tura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. Participaram do lançamento da força-tarefa o prefeito João Gomes, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, e os representantes das instituições parceiras.

Com visitas domiciliares e verificação das áreas públicas e lotes vagos, a mobilização percorreu todo o setor e realizou uma verdadeira varredura contra o transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungnya e febre amarela. A gerente de controle de doenças transmitidas por vetores, Érica Reis, explica que a força-tarefa promove, principalmente, um trabalho de conscientização da comunidade local e de identificação de focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Donos de imóveis nos quais sejam localizados focos serão notificados e podem ser multados.

A Prefeitura de Anápolis tem intensificado campanhas e ações conjuntas com a sociedade para combater a proliferação do aedes aegipty. Porém, é importante deixar claro que não há epidemia de dengue em Anápolis. Dados do boletim epidemiológico de 2015 confirmam, no ano passado, pouco mais de 5 mil casos de dengue na cidade.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, referente a 2015, o risco de uma epidemia da doença é médio, daí a necessidade e importância das ações preventivas. Só para esclarecer, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra cerca de 300 casos a cada 100 mil habitantes.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.