Avatar
Frederico Vitor

Prefeitura é destaque em ranking nacional da transparência

A gestão da cidade é transparente: Portal da Prefeitura de Anápolis mostra informações de fácil visualização

A gestão da cidade é transparente: Portal da Prefeitura de Anápolis mostra informações de fácil visualização

Anápolis foi destaque nacional no ranking da transparência divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) na quarta-feira, 9. A gestão de João Gomes (PT) teve média de 9,1 pontos. No ranking geral, Anápolis aparece na 38ª posição do País e, no Estado, o município lidera com folga, seguido pelas cidades de Jataí, Chapadão do Céu, Pires do Rio e Quirinópolis.

A lista é fruto da avaliação pelo MPF dos portais da transparência dos 5.568 municípios e dos 26 Estados e do Distrito Federal. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), incluindo itens como divulgação de salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.

Segundo o MPF, o objetivo do ranking é medir o grau de cumprimento da legislação. Conforme o levantamento, Espírito Santo é o Estado mais transparente do País, enquanto Porto Alegre aparece no topo da lista entre as capitais.

As informações ranking da transparência são acessíveis e podem ser consultadas, a qualquer hora, no Portal da Transparência da Prefeitura de Anápolis em um link de fácil visualização no site da prefeitura (anapolis.go.gov.br). Lá, o contribuinte pode encontrar todos os atos oficiais da administração que tem como carro-chefe o Diário Oficial, publicação da Prefeitura que divulga a maioria das informações consideradas para o levantamento.

O Diário Oficial, desde a sua implementação em maio de 2010, terá publicado, até o fim deste ano, 1.370 edições. O Portal da Transparência de Anápolis é uma ação conjunta de várias secretarias e que terá novidades para 2016, afirma o secretário municipal de Governo, Mozart Soares. Ele citou que novas funcionalidades estão sendo trabalhadas, principalmente pelas equipes da Secretaria Municipal de Gestão de Planejamento. “Vamos incrementar o nosso portal com ferramentas ainda mais funcionais e que atendam, de fato, o interesse de milhares de pessoas que o acessam, diariamente”, afirma Mozart.

João Gomes diz que o reconhecimento deste importante órgão da esfera federal dá credibilidade ao trabalho desenvolvido em Anápolis em todas as áreas. Segundo ele, todos os servidores sentem orgulho de pertencerem a uma Prefeitura que tem sua administração respaldada nos atos que faz. “Transparência é uma das formas de mostrar ao cidadão o respeito que damos à contribuição de cada um para a construção de uma cidade cada vez melhor.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.