Avatar
Marcos Nunes Carreiro

Prefeito João Gomes vê com “bons olhos” união com o mais que dividido PMDB

João Gomes quer aliança com o PMDB

João Gomes quer aliança com o PMDB

Depois de tantos “vaivéns” protagonizados pelo PMDB de Iris Rezende e Júnior Friboi — se é que o partido pertence aos dois —, a possibilidade de uma união ao projeto político do PT de Antônio Gomide renasce. Pelo menos é como avaliam alguns petistas e peemedebistas, ou assim desejam. Porém, não se sabe — ou sequer se cogita — quem poderia ser um possível candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Anápolis. Iris, com certeza não. Talvez Friboi.

Para o prefeito anapolino, João Gomes (PT), uma aliança com o PMDB seria bem-vinda, por ser benéfica para o partido “tanto na chapa majoritária quanto na proporcional”.

Principalmente na proporcional, visto que — não se pode negar — o PMDB acaba tendo mais estrutura do que o PT e isso — além de dinheiro — conta muito para eleger deputados estaduais e federais. É certo que alguns nomes petistas não precisam se preocupar tanto, caso de Rubens Otoni, que já tem votos cativos e estrutura suficiente para se reeleger com uma boa margem de votos. Mas os novatos, caso de Edward Madureira, por exemplo, precisam — e muito. A ajuda do PMDB seria, sim, bem-vinda nesse sentido.

Porém, não se pode descartar as propostas feitas por Gomide a outros partidos, em sua maioria pequenos. O petista ofereceu a vice para Eduardo Machado, do PHS, que não deixou a decisão para seu partido e, assim, deve renovar alianças com o governador Marconi Perillo (PSDB). Também ofereceu a vice para o Pros, que ainda não deu posição a respeito. Na verdade, em uma avalição serena, seria melhor para a candidatura de Gomide se fosse, de fato, acompanhado por um “nanico” em sua chapa. O mote eleitoral do benquisto ex-prefeito anapolino é o novo, isto é, aquilo que a população tanto cobrou durante as manifestações de junho passado. Seguindo esse ponto de vista, seria estranho ser acompanhado de Iris Rezende, por exemplo. Mesmo Friboi poderia atrapalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.