Frederico Vitor

Prefeio lança programação comemorativa do aniversário de Anápolis

O evento de abertura oficial das festividades de 108 anos de emancipação política ocorreu no Parque da Cidade

O evento de abertura oficial das festividades de 108 anos de emancipação política ocorreu no Parque da Cidade

No dia 31 de julho Anápolis completa 108 anos de histórias e conquistas. Para celebrar a emancipação política, a prefeitura realiza uma série de atividades e eventos alusivos à data. O lançamento da programação aconteceu no Parque da Cidade, e o evento contou com as presenças do prefeito João Gomes, da primeira-dama Lucimar dos Santos Gomes, do deputado federal Rubens Otoni (PT) e demais autoridades municipais.

Mas o que de fato vai marcar o aniversário da cidade é o anúncio e a entrega de obras. Entre os equipamentos públicos a ser entregue à população que merece destaque é o Parque da Jaiara, localizado no mesmo bairro que dá nome ao parque, situado na região mais populosa de Anápolis. Este será o quarto parque entregue aos anapolinos construídos nesta administração. Os outros parques entregues e feitos por esta gestão são: Liberdade, Ipiranga e o Parque da Cidade.

Outro evento festivo que deverá ser sucesso é uma das etapas do Brasileiro de Balonismo que acontece no final deste mês na cidade. Além disso, a programação de comemoração dos 108 de Anápolis inclui apresentações artísticas, ações educativas e eventos religiosos. Neste ano, todos estes eventos e ações vão acontecer em vários pontos da cidade, não se restringindo apenas às regiões centrais de Anápolis. A 24ª Mostra de Teatro de Anápolis, o 5º Festival de Viola, o Encontro de Catira e o Encontro Nacional de Coros de Anápolis (Encoa), por exemplo, serão realizados nos bairros.

Ainda na área cultural, a população terá diversas opções como o 5ª Festival Gastronômico e Cultural, exposições artísticas, fotográficas e apresentações do programa Cultura para Todos. Na área musical, destaque para a primeira edição do Festival Gospel de Anápolis na Praça Dom Emanuel. Os fãs desse gênero musical terão a oportunidade de apreciar apresentações de intérpretes reconhecidos nacionalmente.

Ações sociais e esportivas
No aspecto social das festividades em comemoração aos 108 de Anápolis, destaque para os atendimentos do Cras Volante nos bairros e nos distritos da cidade, além de oficinas e a tradicional Colônia de Férias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, ressaltou que em julho os trabalhos da pasta são intensificados. “Vamos atender nossas crianças que estão de recesso escolar dando a oportunidade que elas aproveitem esse tempo para brincar e participem de oficinas educativas”, afrima.

Haverá também o lançamento da 7ª edição da Campanha do Agasalho que acontece no saguão do Centro Administrativo, além de uma grade de cursos será destinada à comunidade, principalmente na área da informática. Outra importante ação será o Banco de Alimento, que são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações.

Na área dos esportes, Anápolis vai receber, além da Liga Centro-Oeste de Handebol que terá rodadas especiais, o Campeonato Cross Country que acontece na pista do Vivian Parque. Haverá o 68º Campeonato de Futebol do Barro Preto, eventos da Natação, e um Campeonato de Pesca e Solte, além da tradicional Minimaratona 31 de Julho que está em sua 36ª edição.

Segundo o prefeito João Gomes este é um momento de festa para a cidade em razão de todas as conquistas do município. Ele afirma que a cidade tem sido brindada com muitas obras o que é perceptível ao longo dos últimos seis anos. “Nossa missão é oferecer a população qualidade de vida e toda a infraestrutura necessária para o bem-estar da família”, disse.

O chefe do executivo comentou ainda que todas as secretarias municipais estão unidas para proporcionar a comemoração que a cidade merece. “Reunimos vários estilos, são obras que são entregues e outras que começam, apresentações culturais em várias regiões para todos participem dessa grande festa.”

Retorno político
O volume de obras prestes a serem entregues e inauguradas mais o pacote que ainda será lançada, consolida João Gomes como um gestor atento à questão de infraestrutura do município. Uma das críticas recorrentes usadas pela oposição era de que o ritmo de ações da prefeitura tinha diminuído com a saída de Antônio Gomide. Ou seja, era usual dizer que o atual prefeito não conseguiu imprimir o mesmo quantitativo de realizações do antecessor, tese que está se mostrando atualmente infundada.

Outras obras importantes que será lançada e que vai marcar esta administração são os investimentos em mobilidade urbana como a construção do BRT, um empreendimento de cerca de 76 milhões de reais. A obra vai demandar a construção de vários viadutos ao longo do eixo e o principal dele será construído nos cruzamentos das Avenidas Brasil e Goiás, duas das principais vias da cidade.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Erick

Se esse BRT sair vai deixar Goiania, Uberlandia, Campo Grande e Cuiaba para trás e posicionar Anapolis como uma cidade europeia, do Sul do Brasil. Anapolis precisa de uma nova rodoviaria (fora do centro) e um anel viario.