Frederico Vitor

Indústria alemã confirma instalação no Daia

Vinda de empresa é resultado da participação do prefeito na missão comercial do governo estadual à Europa

Vinda de empresa é resultado da participação do prefeito na missão comercial do governo estadual à Europa

Agora é oficial. Em cerimônia realizada no Palácio das Esmeraldas na segunda-feira, 9, em Goiânia, foi assinado o protocolo de intenções para a instalação da multinacional alemã do ramo de embalagens farmacêuticas Gerresheimer, no Dis­trito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A empresa vai investir mais de 60 milhões na implantação de sua unidade fabril, ideal para atender a demanda do polo farmacêutico da cidade. A expectativa de instalação é de 18 meses, mas este prazo pode ser antecipado. Todo o complexo vai gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos.

Assinaram o documento o go­vernador Marconi Perillo (PSDB), o vice-governador e secretário de Estado de De­sen­volvimento Econômico, Cien­tí­fico e Tecnológico e de Agricultura, Pecu­ária e Irrigação, José Eliton (PSDB), o prefeito João Gomes (PT), a secretária estadual da Fa­zenda, Ana Carla Abrão Costa, e o representante da Gerresheimer Brasil, Wellington Lentini. A vinda da empresa é resultado da participação do prefeito João Gomes na missão comercial do Estado de Goiás à Europa.

O representante Wellington Lentini citou os principais dados considerados pela decisão de instalação da empresa em Anápolis. Segundo ele, os incentivos do Estado e a posição geográfica da cidade dão uma excelente capacidade logística pela proximidade com o principal mercado comprador, a região Sudeste. “Tais fatores foram preponderantes para a implantação desta unidade em Anápolis”, disse Lentini.

O governador Marconi Perillo disse que a instalação da empresa em Anápolis é uma confirmação do sucesso da missão comercial à Europa. “Dez dias depois, grandes investimentos para o Estado”, comemorou o tucano.

O secretário José Eliton disse que Goiás continua sendo referencial quando se trata da análise de indicadores positivos na economia e que este investimento vai ajudar para que o crescimento seja ainda mais ascendente. “Anápolis vai receber mais uma grande empresa que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.

Já o prefeito João Gomes disse estar surpreso com a agilidade das providências tomadas pela implantação da Gerresheimer na cidade. De acordo com ele, este é somente o começo da retomada do crescimento econômico da cidade, consolidando Anápolis como o segundo maior PIB de Goiás. “Nos próximos me­ses, outros grupos industriais estarão nos visitando com expectativas reais de se instalarem nos nossos novos distritos que, nos próximos anos, estarão consolidados.”

Polo econômico

A comitiva liderada pelo governador Marconi Perillo na Europa foi realizado seminários de negócios em Madrid (Espanha), Berlim (Ale­ma­nha), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda).

Na ocasião, o chefe do Executivo goiano apresentou os números e potencialidades da economia de Goiás. O destaque foi o município de Anápolis. Segundo pesquisas indicam que ela vive sua melhor fase econômica, demonstrado pelo salto dado pelo Produto Interno Bruto (PIB) que passou de R$ 2,15 bilhões, em 2002, para R$ 10,059 bilhões, em 2010, garantindo o segundo lugar no ranking dos municípios goianos com maior PIB.

Este cenário positivo e promissor é resultado da política de investimentos desenvolvida pela Prefeitura em setores considerados primordiais pela atual gestão. Infraestrutura, educação, saúde, esportes, habitação e qualificação de mão de obra têm recebido atenção especial, com injeção sistemática de recursos, oriundos dos cofres municipais e de parcerias com o governo federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.