Frederico Vitor
Frederico Vitor

Cidade sedia encontro de Centros de Artes e Esportes Unificados do Centro-Oeste

João Gomes ressaltou a política do município na área dos esportes e nas artes

João Gomes ressaltou a política do município na área dos esportes e nas artes

As atividades realizadas no Centro de Artes e Esportes Uni­fi­ca­dos (CEU) do Jardim Alvorada, inau­gurado em 2014, tem sido referência no Brasil. Por isso, Anápolis foi escolhida para sediar o encontro de representantes dos CEUs da região Centro-Oeste. O evento aconteceu na unidade localizada no Jardim Alvorada.

A abertura dos trabalhos contou com as presenças do prefeito João Gomes, dos secretários municipais e representantes dos ministérios de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Justiça e Esporte, entre outras autoridades. A reunião foi proposta pelo Ministério da Cultura com objetivo de viabilizar a troca de experiências entre as cidades que possuem essa estrutura para o benefício da população.

Ao todo, o Brasil conta com 342 CEUs. Na oportunidade foi apresentado aos municípios os programas que são possíveis desenvolver com o apoio do governo federal e conhecer a demanda de cada região.

Segundo o diretor de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Germano Ladeira, os gestores e representantes da sociedade civil que estão ligados diretamente aos CEUs tiveram a oportunidade de dialogar e trocar experiências. Ele afirma que puderam se inteirar sobre temas importantes relacionados ao funcionamento destes centros de cidadania do Centro-Oeste. “Abordamos pontos essenciais à rotina dos CEUs, ligados à infraestrutura dos espaços, do mobiliário adequado, sobre mobilização social, e a gestão compartilhada”, pontuou o diretor.

Para o secretário municipal de Cul­tura, Augusto César, o CEU do município é motivo de orgulho para os anapolinos. Segundo ele a unidade é destaque e se tornou referência regional e nacional de atuação. O evento, que reuniu representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal serviu como oportunidade para troca de experiências e vivências.

O prefeito João Gomes ressaltou que uma equipe dedicada somada a boa estrutura faz com que o CEU de Anápolis cumpra bem seu papel na sociedade. Para ele o espaço mudou a vida da comunidade e da região. Além disso, os moradores têm ajudado a cuidar deste equipamento público, muito por conta dos benefícios trazidos à população por meio do CEU.

“Este local foi transformado e agora oferece lazer, cultura, esporte e cursos de capacitação profissional, promovendo assim inclusão social ”, disse.

Em parceria com o Ministério da Cultura, Anápolis ganhou, em 2014, o CEU instalado no Jardim Alvorada. Este mais novo espaço está incentivando o acesso de milhares de pessoas, principalmente crianças e jovens, às ações culturais, esportivas e de lazer promovidas pela Prefeitura de Aná­po­lis. Além disso, o local também cum­pre seu papel social, oferecendo à comunidade formação e qualificação para o mercado de trabalho. É um local multiuso focado no desenvolvimento social e cultural da população.

Estão disponíveis um telecentro, teatro, biblioteca, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, mesa de jogos, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e salas multiuso, além de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em todo o Brasil, existem 340 espaços construídos no padrão CEU.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.