Avatar
Frederico Vitor

Anapolinos ganham mais um Cmei no Jardim Itália

Novo Centro Municipal de Educação Infantil possui estrutura para atender 120 crianças em período integral

Novo Centro Municipal de Educação Infantil possui estrutura para atender 120 crianças em período integral

A Prefeitura de Anápolis inaugurou na quinta-feira, 17, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), no Jardim Itália. A unidade, que recebeu o nome de Professora Leonor Marques Bastos Silva, possui estrutura para atender 120 crianças em período integral de zero a cinco anos. A população da região Leste da cidade passa então a contar, a partir do próximo ano, com mais um serviço público de suma importância como a educação infantil.

A solenidade de entrega da obra contou com as presenças do prefeito João Gomes (PT), da primeira-dama Lucimar Gomes, do deputado federal Rubens Otoni (PT), do ex-prefeito Antônio Gomide (PT) e da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo. A área construída do Cmei é de 1,2 mil metros quadrados, com quatro berçários, maternal, jardim 1 e 2, dois solarium, playground, pátio coberto e refeitório. A estrutura conta ainda com laboratório de informática, sala de leitura, lactário, lavanderia, cozinha completa e estacionamento.

O Cmei Professora Leonor Marques Bastos Silva, assim como as demais da rede municipal de ensino, dispõe de quadro de profissionais completo e as refeições fornecidas aos alunos, como café da manhã, almoço, lanche e jantar, com cardápios elaborados por nutricionistas. A unidade de educação infantil foi construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa­ção/Programa Proinfância (FNDE), com contrapartida do município.

O programa financia, de forma suplementar, municípios que aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). O edifício educacional começou a ser construído em 2013 e os investimentos feitos foram R$ 1,5 milhão, dos quais R$ 319 mil resultam de contrapartida oriunda dos cofres municipais.

Amparo infantil

A dona de casa Nayara Aparecida Marques aguardava ansiosa pela inauguração do Cmeis no Jardim Itália. Ela que dois filhos, uma de dois anos e outro de seis meses, não conseguia emprego por conta da ausência de uma unidade de educação infantil que pudesse amparar as crianças enquanto ela trabalhava. “Agora tenho a oportunidade de ter um espaço em que eles serão bem cuidados”, declarou.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, destacou que agora a rede conta com mais um espaço com toda a estrutura necessária. Segundo ela, os pais terão de 11 a 21 de janeiro para fazer a inscrição para o sorteio que acontecem dia 1º de fevereiro. “Estamos sempre à disposição para esclarecer aos pais como eles podem ter acesso aos serviços da Prefeitura”, afirma.

O prefeito João Gomes diz que a administração municipal tem trabalhado para aumentar os atendimentos à população sempre com a preocupação da qualidade. Segundo ele, o objetivo da administração municipal é de continuar a entregar mais Cmeis de forma descentralizada, beneficiando o maior número de anapolinos. “O que podemos ver aqui é um espaço totalmente construído, com móveis novos e uma equipe preparada para oferecer o melhor às crianças”, afirma.

Atualmente, mais nove creches estão em construção, com previsão de entrega até o fim de 2016. Os setores contemplados são Santo Antônio, Campos Elísios, Las Palmas, Munir Calixto, Nova Aliança, Pedro Ludovico, Leblon, São Conrado e Vila Fabril. De 2009 até o final deste ano, a administração municipal construiu 15 Cmeis, contribuindo para garantir que pais e mães tenham condições de se manter no mercado de trabalho enquanto seus filhos recebem os cuidados para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

Uma resposta para “Anapolinos ganham mais um Cmei no Jardim Itália”

  1. Avatar Erick disse:

    Anapolis, cidade modelo para o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.