Lista dos juristas que são mais cotados para substituir Teori Zavascki

Cotados para o STF: Marcus Vinicius, Sérgio Moro, Clémerson Clève, Mauro Campbell, Heleno Torres, Herman Benjamin, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Humberto Martins

Heleno Torres: jurista altamente capacitado

Por discrição e respeito à memória de Teori Zavascki, pouco se discute publicamente a respeito dos nomes de seu possível sucessor, que vai ser indicado “de maneira rápida” pelo presidente Michel Temer. Nos bastidores, porém, a história é outra. Há uma discussão intensa sobre quem será o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal, que deverá ser o articulador das ações da Operação Lava Jato.

Herman Benjamin: é um dos nomes mais cotados

Dado o fato de ser réu em processos, o presidente do Senado, Renan Calheiros, não fará indicações públicas, porém, como é um príncipe dos bastidores, não vai deixar de enfiar sua colher no processo. Comenta-se que tem simpatia pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Laurita Vaz: a presidente do STJ é experimentada

O jurista Clémerson Clève é apontado como um dos juristas mais respeitados pelo ministro Gilmar Mendes. Teori Zavascki o admirava.

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, Luís Felipe Salomão e Mauro Campbell são sempre citados como possíveis ministros do STF.

Clémerson Clève: jurista que tem aliados no STF

O ministro Ricardo Lewandowski, se consultado, provavelmente não hesitará em sugerir o nome do tributarista Heleno Torres. Há algum tempo, Heleno Torres quase chegou ao STF, mas, na última hora, foi trocado por Luís Roberto Barroso. Ele teria comemorado a “posse antes da posse”.

Nancy Andrighi: a ministra do STJ é um nome forte

Sérgio Moro pode ser ministro, saltando de juiz para ministro? Pode. O advogado Talmon Pinheiro Lima afirma que as exigências para ser ministro são: “Maior de 35 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada”. O magistrado de Curitiba cabe direitinho no figurino.

Sérgio Moro, ao lado de Carmen Lúcia: um nome que agradaria o país

O jurista Herman Benjamin, do STJ, aparece na lista dos cotados. Apontado como um dos juristas mais qualificados do país, ele “redigiu várias leis (por exemplo, o Código do Consumidor), foi promotor e procurador de justiça, ou seja, tem um perfil bem próximo do ministro Teori Zavascki”, afirma Talmon Pinheiro.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB: nome agrada a advocacia

Como planeja escolher um ministro rapidamente, até para que fique explícito que não teme a Operação Lava Jato, portanto não quer paralisá-la, Michel Temer deve escolher um ministro que esteja em Brasília, que conheça bem como funcionam os tribunais superiores. Deste modo, ministros do Superior Tribunal de Justiça, como Nancy Andrighi (que Talmon Pinheiro aponta como “excelente jurista”), Laurita Vaz, a goiana que preside o STJ, e Humberto Martins, vice-presidente, tem chances de substituir Teori Zavascki.

Comenta-se em Brasília que, apesar das pressões da sociedade e da imprensa, que não se chega a ministro do STF sem um padrinho forte. No momento, é possível que magistrados e juristas estejam se movimentando, com discrição, em busca dos padrinhos. O principal, lógico, é Michel Temer. É o padrinho-chefe.

8
Deixe um comentário

5 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Cristiano Reis

Já pensou o Moro de ministro…. agora o Brasil vai pra frente

Antonio Alves

Bem capaz.

Lucas.rio

o Moro está respondendo a um processo na corte internacional dos direitos humanos por ABUSO de autoridade e PERSEGUIÇÃO política a Lula e aos seus familiáres. Ele já mostrou em diversas ocasiões que “NÃO É IMPARCIAL”, e sem este qualificativo em um pais SÉRIO ele sequer poderia ser JUIZ. Ter feito uma coisa certa, não nos dá o direito de atropelar a lei, nem a mim, nem a você e muito menos a um juiz. Se a lei for atropelada na mais alta corte do país… então não teremos mais um país e sim uma TRIBO.

Fernando

Quanta bobagem! O Moro está “respondendo” porque o Lula não tem por onde recorrer e instaurou um processo sem é nem cabeça nessa Côrte. Ainda não julgaram, mas logo darão baixa. Não tem o que falar do cara. Nem de parcialidade, porque ele deu direito ao contraditório a todos, e ta julgando conforme ele entende para todos os réus do processo. Ou vai me dizer que não tem prova suficiente para prender os caras?!

Cristinaaaaa

Michel Temer tem a chance única de dar credibilidade ao seu governo e subir na aceitação popular;
NOMEANDO SERGIO MORO para a vacância de Teori.

Jurema Alves

REPUTAÇÃO ILIBADA, quem de lá tem essa reputação ? juiz moro tem essa reputação ???? NOS O POVO DEVEMOS NOS MANIFESTAR A RESPEITO , NÃO PODEMOS ENGOLIR MAIS SAPOS

Jurema Alves

Quem deve escolher sucessor pra substituir o ministro Teori , e a ministra Carmem Lucia

Fernando

Heleno Torres! Ta faltando tributarista nessa Côrte!