Passarinhos do Cerrado grava DVD no Encontro de Culturas da Chapada

Grupo goiano de coco completa 11 anos de estrada em 2017 e irá gravar projeto no dia 23 de julho

Foto: Divulgação

O grupo goiano de coco Passarinhos do Cerrado, que completa 11 anos de estrada em 2017, irá grava o DVD Origens durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge/GO, no dia 23 de julho.

O projeto, que é uma realização da Balaio Produções Culturais, leva o nome do segundo álbum do grupo, lançado no último ano, com 13 faixas. Além disso, o grupo apresentará duas inéditas, além de duas faixas do primeiro disco “Coco de Folia”.

A direção artística é assinada por Izabela Nascente, atriz e diretora da Cia Nu Escuro, que acompanha o grupo desde o seu início. Sobem ao palco Bruna Junqueira, Cléber Reizim, Milca Francielle, Nádia Junqueira e Rodrigo Kaverna.

O DVD, de acordo com Izabela, segue a proposta do álbum “Origens” de representar a resistência da cultura de nossos ancestrais. “Este é um manifesto sobre resistência. Abrimos o DVD exigindo respeito aos nativos de nosso Brasil, os indígenas, que formam os primeiros a chegar. No decorrer do repertório apresentamos outras manifestações que influenciaram o grupo, como a congada, a folia, o coco e tantas outras que misturadas nos levam a uma atmosfera tão agradável”, indica a diretora.

Além do trabalho musical, o público poderá assistir em São Jorge a uma performance que também traz referências teatrais e de dança.

Encontro de Culturas

Gravar o DVD no Encontro de Culturas, para o Passarinhos, é estar em casa. De acordo com Nádia Junqueira, membro do grupo, eles têm muitas razões para gravar este trabalho ali. A primeira razão é a relação da história do grupo com o evento. “Em 2008, ano em que começamos a tocar o coco, tocamos ali pela primeira vez. Ocasião em que conhecemos o grupo Pandeiro do Mestre, liderado por Nilton Junior que produziu nosso primeiro disco. Foi neste evento, por exemplo, que aprendemos como se dança o coco numa oficina com eles. Foi a partir dali que começamos a construir nossa ponte com Pernambuco refletida em tantas parcerias de lá para cá”, comenta Nádia.

Por fim, a relação com o público, que já assistiu ao show do grupo neste evento cinco vezes. “O público do Encontro de Culturas tem uma energia importante pra gente. São pessoas que acreditam no mesmo que a gente, que enxergam o mesmo valor na cultura popular e que se entregam ao que estamos apresentando. Num trabalho como o DVD, em que o público é tão importante quanto nós, artistas, isto é fundamental”, comenta Rodrigo Kaverna.

Serviço – Gravação de DVD “Origens”, do Passarinhos do Cerrado

Data: 23 de julho

Local: São Jorge/GO, XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário

wpDiscuz