Novo Aeroporto de Goiânia deve ficar pronto em abril

Segundo cronograma entregue por representantes da Infraero ao prefeito Paulo Garcia, 95% da obra já foi executada

Novo aeroporto já tem 95% das obras concluídas | Foto: Reprodução / Secom

Novo aeroporto já tem 95% das obras concluídas | Foto: Reprodução / Secom

Com previsão de entrega para o dia 4 abril deste ano, o cronograma das obras do Aeroporto Santa Genoveva foi apresentado nesta terça-feira (12) ao prefeito da capital, Paulo Garcia (PT).

Segundo o superintendente do terminal aeroportuário da Capital, Alessandro Máximo, 95% da obra já foi executada. “Fora o trabalho que será realizado pela administração municipal, estão faltando apenas alguns detalhes de infraestrutura e acabamentos do novo terminal”, afirmou.

O superintendente solicitou à prefeitura algumas intervenções que precisam ser feitas nas imediações do aeroporto para que as obras sejam concluídas, como o acesso ao aeroporto pelo Jardim Guanabara, o convênio da iluminação pública nas imediações, sinalização de vias, alterações de linhas do transporte coletivo e possíveis desapropriações.

Para auxiliar nas obras de conclusão do Aeroporto Santa Genoveva, o pestista disponibilizou um grupo de secretários para comandar as intervenções nas imediações do aeroporto.

Os secretários municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Washington Ramalho; de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Andrey Azeredo; e de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Sebastião Ferreira Leite; além do presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa, foram os indicados por Paulo Garcia. A equipe será coordenada pelo chefe de gabinete do prefeito, Paulo César Fornazier.

Terminal
O novo terminal de passageiros do aeroporto, conforme o superintende, terá dois andares e 34,1 mil m², que abrigarão quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção (raio-x e detector de metal). Essa estrutura permitirá ao terminal aeroportuário da capital goiana receber até 8,6 milhões de passageiros por ano.

Viaduto
Para melhorar a fluidez do trânsito e facilitar o acesso ao novo aeroporto, será construído um viaduto no trecho que liga a BR-153 à Alameda Aeroporto, no Jardim Guanabara. A obra será executada pela Triunfo Concebra, empresa que detém a concessão da BR-153. A previsão, segundo a Infraero, é de que as obras do viaduto sejam iniciadas em março e concluídas no mês de julho. (Com  informações Secom da Prefeitura de Goiânia)