Hospital Geral de Palmas é referência para usuários do SUS

Fachado do HGP | Foto: Governo do Tocantins 

O balanço de 2016 demonstra que o Hospital Geral de Palmas (HGP) apresentou números que reforçam a importância que o maior hospital público do Estado tem para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 395 leitos, a unidade contabilizou cerca de 11 mil internações somente de janeiro a outubro. As estatísticas mostram que neste mesmo período foram realizadas aproximadamente 10 mil cirurgias, destas, mais de 2.600 foram ortopédicas. Os atendimentos ambulatoriais também são destaques, com cerca de 30 mil. O pronto-socorro recebeu mais de 21 mil pessoas oriundas do Tocantins e de Estados vizinhos.

Áreas como oncologia, reumatologia, hemodinâmica e internação domiciliar contabilizaram mais de 13 mil atendimentos. “Os dados mostram a preocupação e o esforço da unidade que, com apenas 2.570 servidores e 222 colaboradores contratados, conseguiu executar todo este trabalho que podemos apresentar hoje à população. Sabemos que é preciso melhorar, como toda a saúde pública do Brasil, mas o HGP tem feito a diferença na vida de muitas pessoas de forma positiva e isso nos deixa muito felizes em fazer parte da história da unidade e, principalmente, por contar com uma equipe tão comprometida”, destacou o diretor-geral, Daniel Hiramatsu.

Dentre as conquistas elencadas pela gestão estão: a melhoria do ambiente da recepção do pronto-socorro; implantação da sala vermelha para acolhimento de emergências; implantação da governança; implantação do gerenciamento de rede; da linha de cuidados de Acidente Vascular Cerebral (AVC); liberação de equipamentos do programa SOS Emergências; capacitação de líderes (parceria com o Hospital Albert Einstein); fortalecimento da equipe diretiva; fortalecimento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); fortalecimento do Núcleo Interno de Regulação (NIR); ampliação da participação voluntária e implantação do Banco de Olhos.

Esta última conquista já começou a dar frutos, com a realização do primeiro transplante de córnea realizado no dia 15 de dezembro e que beneficiou a aposentada Raimunda da Silva Pereira, de 81 anos, que comemora o sucesso da cirurgia que mudou sua vida para melhor. “Estou muito feliz, deu tudo certo o transplante. Fui muito bem atendida. O procedimento foi muito rápido e fiquei muito satisfeita. Me sinto agradecida pela equipe que cuidou de mim”, disse.

O Hospital Geral de Público de Palmas é uma unidade de Porte III. Ele conta com 395 leitos de internação. Seu pronto-socorro é referência para atendimentos de urgência e emergência não só para Palmas, mas para todo o Tocantins e Estados vizinhos, com uma média de 3.500 atendimentos mês. O pronto-socorro conta com três especialidades de plantonistas presenciais, sendo ortopedia, clínica médica e cirúrgica.

Na unidade são oferecidas especialidades como Psiquiatria, Cardiologia, Clinica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Odontologia, Endocrinologia, Endoscopia, Ginecologia, Hema­tologia, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Clí­nica Geral, Oftalmologia, Mas­tologia, Ortopedia, Otorrino­laringologia, Cirurgia Plástica, Pneumologia, Ultrassonografia, Radiologia, Tomografia, Uro­logia, Cirurgia Vascular, Nutrição, Anestesia, Reumatologia e Oncologia. Dentre os serviços de alta complexidade que o hospital oferece destacam-se a hemodinâmica, oncologia, Agência Transfusional e o Banco de Olhos.

Deixe um comentário

wpDiscuz