03/01/11
Posse
Somente hoje, 8 secretarios e presidentes assumiram suas pastas
Marcellus Araújo
 
Os componentes do 1º escalão do governo de Marconi Perillo (PSDB) foram empossados ontem, domingo, 2. Nesta segunda-feira, 3, vários deles participaram da transmissão do cargo para o qual foram escolhidos.
 
Confira a seguir quem já assume o posto anunciado pelo governador.
 
Saúde
 
A secretaria da Saúde, Irani Ribeiro de Moura, transmitiu ainda no período da manhã o cargo para o médico Antônio Faleiros.
 
Faleiros é ex-deputado estadual e federal, e tem 62 anos. Em 1984, antes de assumir a Secretaria da Saúde pela primeira vez, ele foi secretário de Medicina Social do extinto Instituto Nacional de Previdência e Assistência Social (Inamps).
 
O novo secretario exerceu a presidência do PSDB entre os anos de 1993 e 1997 e de 2003 a 2007. Atualmente, é uma das principais lideranças tucanas em Goiás. Atuou como coordenador político da campanha de Marconi Perillo ao governo do Estado e integrou a equipe de transição do novo governo.
 
Cidades
 
Armando Vergílio, presidente do PMN, eleito deputado federal em outubro de 2010, assumiu hoje a Secretariade Cidades. Vergílio substitui Paulo Gonçalves no cargo.
 
O novo secretário toma posse e assume, automaticamente, a presidência da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo - CDTC e também participa dos Conselhos: das Cidades; Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social; da Saneago; da Agehab e da Metrobus.
 
Ciência e Tecnologia
 
O economista Mauro Fayad tomou posse às 15 horas de hoje no cargo de secretário da Ciência e Tecnologia. Formado em Economia pela USP, Fayad foi secretário da Administração do Estado de Goiás, ex-professor de Economia da PUC-GO e presidente do Instituto ProEconomia.
 
Fayad assume no lugar de Marcelo Viana Van Der Broocke.
 
Cultura
 
Aconteceu também de manhã a passagem de cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), no Palácio Pedro Ludovico. O novo presidente da Agepel é Gilvane Felipe, que em cerimônia agradeceu a todos pela presença e afirmou que a prioridade é a preparação para o Fica, o Festival Internacional de Vídeo e Cinema Ambiental, que vai ser realizado em junho deste ano.
 
Gilvane ocupa o cargo que era de Linda Monteiro.
 
Educação
 
A transmissão de cargo da Secretaria de Educação se deu às 14 horas, no auditório da coordenação do Ensino Médio e Fundamental. O novo secretário, Thiago Peixoto (PMDB), é graduado em economia pela PUC-SP e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia (EUA).
 
Thiago cumpriu mandato como deputado estadual de 2007 a 2010, atuou como secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia e foi eleito deputado federal para o exercício 2011-2014. Ele substitui Milca Severino.
 
Saneago
 
O novo presidente da estatal, Nilson Freire, já está no Gabinete atuando como o novo comandante da empresa pública. Nilson Freire é bacharel em Direito pela UFG, bacharel em Administração, licenciado em História pela UEG e licenciado em Ciências Físicas e Biológicas pela Fesit. O presidente que assume a Saneago é auditor fiscal III da Secretaria da Fazenda desde 1994, foi secretário Municipal de Saúde e de Finaças em Itumbiara e supervisor administrativo do Grupo Caramuru. 
 
O presidente anterior era o advogado Nicomedes Borges.
 
Agrodefesa
 
Na Agência Goiana de Defesa Agropecuária, a cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na manhã de hoje, quando Maurício Faria entregou o cargo a Antenor Nogueira. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu na própria sede da Agrodefesa, no Setor Oeste, em Goiânia. O novo presidente já está exercendo a função.
 
Agetop
 
O novo presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), empresário Jayme Rincon também assumiu hoje seu cargo. A transmissão do cargo foi feita pelo diretor de Obras Rodoviárias da Agência, engenheiro Ricardo Souza, às 10h30 de hoje, no auditório da Agência.
 
Rincon é presidente no lugar de José Américo de Sousa.
 
Outros componentes da equipe de governo podem assmuir seus cargos ainda hoje. As outras pastas terão posses realizadas ao longo da semana.