34 anos
Educação Profissional
Senai deve investir R$ 3 bilhões até 2014
Região Centro-Oeste será uma das privilegiadas com recursos que criarão, entre outros, institutos de tecnologia e inovação

Déborah Gouthier

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) anunciou nesta quarta-feira, 22, que pretende investir R$ 3 bilhões até 2014 na expansão da rede de educação profissional de todo o país, com destaque para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Metade dos recursos virá de um empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e os valores serão destinados ao Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.

De acordo com Manoel Pereira da Costa, diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, esta linha de crédito do BNDES, visa a melhoria dos laboratórios para prestação de serviços à indústria e possibilita a criação dos Institutos Senai de Tecnologia e Institutos Senai de Inovação. Os de tecnologia serão especializados no atendimento dos setores relevantes para cada localidade, de forma que, em Goiás, esse foco será para as indústrias de automação, química e alimentos. “Será uma estrutura física para atender ao perfil requerido para serviços técnicos e tecnológicos que a indústria precisa. Os portfólios serão voltados para as demandas dos setores industriais, com trabalhos feitos em rede em todo o país”, explicou Costa ao Jornal Opção.

Já os Institutos de Inovação vão se especializar em uma linha transversal do conhecimento, com laboratórios concebidos para inovação, pesquisa aplicada e engenharia de alta complexidade em PD (pesquisa e desenvolvimento), como informou o diretor do Senai Goiás. Ele explica que, no Estado, será aplicada a linha da logística, “como o único do setor para atender a todo o país”, atuando em redes e em parcerias com empresas.

Senai

Atualmente, o Senai oferece 3 mil cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento técnico em 471 unidades fixas e 326 unidades móveis em todo o Brasil, atendendo mais de 28 áreas da indústria. A instituição foi criada há 70 anos e já preparou mais de 55 milhões de profissionais.

Em Goiás, Manoel da Costa encara a atuação do Senai como positiva, após 60 anos de trabalhos. “Atingimos mais de 110 mil matrículas no ano passado, com muita credibilidade. É o quarto ano consecutivo com o prêmio Top of Mind das pesquisas de educação no Estado.” Entre os bons números da instituição citados por ele, estão 80% de empregabilidade para alunos de cursos técnicos, 95% nos cursos superiores e 70% na iniciação básica. Além disso, ele também frisa a iniciativa goiana em articular Sesi e Senai, de modo que o aluno já sai do ensino médio com certificado para curso superior, obtido pelo Sesi, e diploma técnico do Senai.