05/08/11
TRE
Recadastramento biométrico poderá ser agendado
Para evitar filas, eleitor vai poder escolher previamente o dia e a hora de atendimento nas unidades do Vapt Vupt

Déborah Gouthier

O agendamento para o recadastramento biométrico para as eleições de 2012 poderá ser feito no Vapt Vupt, desta quinta-feira, 4, em diante. A princípio, o serviço será adotado nas unidades do Banana Shopping, Araguaia Shopping, Praça A e Praça da Bíblia. O eleitor poderá escolher previamente o dia e hora de atendimento, evitando a fila normal de atendimento.

Para fazer o agendamento, é preciso ir aos guichês do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em uma das unidades do Vapt Vupt. “Caso o eleitor perceba que a fila de espera está grande, ele vai poder fazer o agendamento, escolhendo um dia posterior, evitando assim, o desgaste nas filas de espera”, afirmou o coordenador de desenvolvimento de sistemas do TRE, Roberto da Costa.

A expectativa é de que, em média, um cidadão seja atendido a cada 15 minutos. A meta de agendamento para o recadastramento é atingir 80% dos 910 mil eleitores goianienses. Até agora, apenas 12% foi cadastrado, representando 110 mil eleitores. O coordenador do TRE declarou que se a procura pelo agendamento for alta, o atendimento poderá ser estendido para todos os guichês.

O recadastramento também percorrerá todos os órgãos públicos. A Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e cartórios eleitorais de Goiânia já possuem postos de atendimento. Outros órgãos que desejarem a visita do Vapt Vupt móvel poderão entrar em contato com o TRE para fazer o agendamento. A proposta é de que um órgão seja visitado por semana.

O recadastramento biométrico é o procedimento em que o eleitor colhe as digitais para votar na urna eletrônica. Goiânia e Curitiba foram as capitais escolhidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para sua realização, tornando-se obrigatório a todos os eleitores, até o prazo máximo de 2018. O não comparecimento acarretará o cancelamento do título eleitoral. Para se recadastrar, o eleitor precisa do título de eleitor, comprovante de endereço e um documento com foto.