20/09/11
Planário
Projeto sobre administração de hospitais universitários será votado hoje
Documento propõe que a contratação de profissionais não seja mais realizada por fundações de apoio ligadas a universidades

Arthur Porto

O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar hoje, 20, o Projeto de Lei 1749/11, do Poder Executivo, que cria a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para administrar hospitais universitários federais.

A proposta deveria ter sido votada semana passada, mas servidores dos hospitais universitários realizaram protestos para tentar derrubar a criação da Ebserh, que pode impedir que a contratação de profissionais deixe de ser realizada por fundações de apoio de universidades, iniciando uma privatização de serviços. 

De acordo com a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a privatização é invevitável. A parlamentar explicou que a  Ebserh "é uma empresa pública na sua natureza formal, mas as subsidiárias são privadas. Então, essa natureza híbrida mudará substancialmente e isso poderá acarretar uma priorização de convênios, de relações privadas.”

O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou que em torno do projeto, que tramita em regime de urgência constitucional, não vai impedir a votação.

*Com informações da Agência Câmara