Déborah Gouthier
A POG (Penitenciária Coronel Odenir Guimarães) e a CPP (Casa de Prisão Provisória) de Aparecida de Goiânia, terão novo sistema de atendimento para visitantes dos detentos, a partir de domingo, 16. A principal mudança se refere à distribuição de senhas de atendimento preferencial, que irá incluir idosos, gestantes, adultos com crianças de colo e portadores de necessidades especiais.
As novas regras preveem que em cerca de 15 dias as senhas distribuídas sejam personalizadas e só entregues ao próprio visitante, com informações de nome, RG e CPF. O acesso ao presídio será permitido apenas pela confirmação da digital do visitante, por meio do cadastro no Sigep (Sistema Integrado de Gestão). Durante a fase de implantação das mudanças, as senhas serão distribuídas aos sábados e domingos.
A assessoria de imprensa da Agsep (Agência Goiana do Sistema de Execução Penal) informou ao Jornal Opção que as medidas só funcionarão plenamente depois de algum tempo, em torno de três finais de semana, principalmente porque, nesses primeiros domingos, as famílias serão ouvidas para que se adaptem à implantação e mudanças mais complexas comecem a ser realizadas. De acordo com o presidente da Agência, Edilson de Brito, neste primeiro domingo só haverão pequenas modificações, visando a maior celeridade na entrada dessas pessoas que requerem atendimento preferencial.
Os portadores de necessidades especiais também serão beneficiados com as futuras mudanças, já que, possivelmente, uma entrada alternativa será aberta, facilitando o fluxo de pessoas e melhorando a segurança prisional. As duas unidades prisionais recebem cerca de 3 mil pessoas nos dias de visitas, realizados aos domingos, a partir das 8h.
*Com informações da Agecom (Agência Goiana de Comunicação)