23/09/11
IPTU
Parcela mais pobre da população paga mais impostos municipais
Mais pobres pagam proporcionalmente mais impostos municipais, embora os ricos sejam os que contribuem com maior volume de recursos para tributos como IPTU

Janaína Martins

Segundo informações divulgadas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), as parcelas mais pobres da população pagam proporcionalmente mais impostos municipais, embora os ricos sejam os que contribuem com maior volume de recursos para tributos como IPTU, ISS e ITBI. Também foi constatado que apenas 32% dos domicílios brasileiros pagam IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

De acordo com o Ipea os contribuintes de imóveis de valores mais baixos pagam percentuais até cinco vezes superiores aos da classe de 10% dos imóveis mais caros do Brasil.

Segundo a Dirur (Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos) a arrecadação dos municípios do Norte e Nordeste teve um crescimento real superior a 300% entre 1999 e 2008. Mas devido aos seus baixos indicadores, os municípios do Sudeste ainda tinha uma arrecadação per capita três vezes superior em 2008.

*Com informações do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada)