15/03/14
Primeiro de 2014
Maior interesse nas ações políticas marca encontro da base aliada em Itaberaí
Segundo presidente do PSDB, Paulo de Jesus, os mais de 30 prefeitos presentes no evento cobraram para que governador continue comandando gestão em Goiás
Reprodução/Twitter/Equipe José Eliton
Aliado discursa durante evento na sede da AABB, na cidade de Itaberaí

Marcello Dantas

O interesse nas ações políticas com a aproximação do período eleitoral está sendo o diferencial do primeiro encontro regional deste ano entre os partidos da base aliada do governo estadual, em Itaberaí, a 102 km de Goiânia. O evento aconteceu na manhã deste sábado (15/3) na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) do município.

“Estamos dando continuidade ao recolhimento de propostas para formar um plano de governo”, disse o presidente estadual do PSDB, Paulo Silva de Jesus. A ação dos partidos de sustentação do governador Marconi Perillo (PSDB) se dá mesmo sem a confirmação de que o tucano vá disputar a reeleição no próximo pleito. Paulo de Jesus reafirmou que o chefe do Executivo estadual só irá falar sobre eleições em junho.

O governador não participou da reunião, que contou com as presenças do vice-governador José Eliton (PP) e os peessedebistas pré-candidatos à Câmara dos Deputados Giuseppe Vecci (ex-secretário de Gestão e Planejamento) e Antônio Faleiros (que ocupava a pasta da Saúde). Os deputados estaduais Fábio Sousa –– que igualmente deve concorrer a uma vaga no Congresso –– e Daniel Messac, também estão em Itaberaí. O deputado federal Roberto Balestra (PP) foi outro parlamentar que integrou o grupo.

O presidente da sigla tucana disse que um dos pontos lembrados no encontro foi o reforço das duas frentes de trabalho para o lançamento de obras pelo Estado. “Uma é composta por Marconi e a outra pelo vice-governador.” Questionado se houve diferencial nas cobranças sobre uma possível candidatura de Marconi Perillo nesse encontro em relação ao último, feito em dezembro passado, Paulo de Jesus respondeu que os mais de 30 prefeitos presentes pediram que o governador continue comandando o governo. “Aqui, a harmonia está imperando. Sabemos que separados, não venceremos nada.”

Apenas dois representantes das 14 legendas de sustentação não compareceram ao encontro. Em 2013 foram realizados 11 eventos do tipo e, de acordo com o presidente da legenda tucana, os de 2014 seguem o mesmo formato, com a apresentação do que já foi e o que será feito pela gestão estadual. 

Com o tema "Goiás no caminho certo –– Prestando contas. Construindo o futuro", a base aliada ainda se reunirá pelo menos seis vezes antes das convenções, em cidades da Região Metropolitana de Goiânia e do Entorno do Distrito Federal. O cronograma é Águas Lindas (22), Senador Canedo (29), Planaltina (5/4), Anápolis (12/4), Aparecida de Goiânia (10/5) e Luziânia (17/5).