21/09/11
Reivindicações
Magistrados promovem Ato de Valorização da categoria no Congresso
Objetivo é chamar a atenção dos parlamentares para o projeto que visa reajustes anuais ao Judiciário; cerca de 1,3 mil profissionais devem comparecer

Ketllyn Fernandes de Deus

Acontece nesta quarta-feira, 21, o Ato de Valorização da Magistratura e do Ministério Público, promovido pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em conjunto com mais nove entidades, no Salão Negro do Congresso Federal. O objetivo é chamar a atenção dos parlamentares para o PL 7749/10, que visa reajustes anuais ao Judiciário com base nas perdas provocadas pela inflação. A expectativa é que mais de 1,3 mil profissionais participem do Ato.

Para o presidente da Câmara, o deputado federal Marco Maia (PT/RS), o protesto é justo, porém é preciso, antes de aprovar qualquer tipo de reajuste, analisar o Orçamento. Segundo ele os projetos não chegaram à Câmara com a “devida votação orçamentária para os reajustes propostos”, assinalou. O deputado ressalta ainda que o esforço será em função de um entendimento que garanta tanto harmonia quanto independência entre os Poderes, “importantíssimas para o bom funcionamento das instituições democráticas”, concluiu.

De acordo com o presidente da AMB, o consultor jurídico Nelson Calandra, a entidade também reivindica mais segurança aos magistrados, para que crimes como o ocorrido contra a juíza Patrícia Aciolli, assassinada em agosto sejam evitados.

*Com informações do Portal da Câmara