34 anos
Meio Ambiente
Ibama multa Belo Monte em R$ 7 milhões
Projetos ambientais atrasados originam penalidade, mas obras continuam normalmente

Déborah Gouthier

O Consórcio Norte Energia, responsável pela construção da Usina de Belo Monte, foi multada em R$ 7 milhões pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). A penalidade se deu por conta do atraso na implementação do Projeto Básico Ambiental da obra no Rio Xingu.

O Ibama ainda determinou que o consórcio apresente um plano de ação para regularizar o cronograma de programas ambientais da obra, com base em dados obtidos entre junho e outubro de 2011, e apresentados pela própria empresa.

A Norte Energia informa que irá adotar os procedimentos administrativos cabíveis para resolver a questão e que a notificação do Ibama “não implica em qualquer suspensão da Licença de Instalação, que continua válida”, já que as desconformidades apontadas não implicam em “reflexos ambientais negativos”. Desse modo, o andamento das obras e demais atividades do empreendimento seguem seu curso normal.

*Com informações da Agência Brasil