09/03/12
Prevenção
Goiânia Shopping passará por simulação de desabamento
Todos que estiverem no estabelecimento serão retirados. As supostas vítimas estarão soterradas

Ketllyn Fernandes

Com objetivo de verificar a agilidade e ao mesmo tempo treinar funcionários em caso de incêndio com desabamento, o Corpo de Bombeiros e o Goiânia Shopping irão realizar na próxima segunda-feira, 12, a partir das 8h, uma simulação de um grave acidente no 4° Piso do estabelecimento. Também participarão do simulado de abandono do shopping lojistas, funcionários administrativos, Brigada de Combate a Incêndio e Salvamento, equipe de segurança do shopping, além da Polícia Militar e de agentes da AMT (Agência Municipal de Trânsito), já que a Avenida T-10 ficará interditada durante a operação nos trechos entre as avenidas T-3 e T-15. A simulação não prejudicará o funcionamento do Goiânia Shopping, que abrirá em seu horário normal, das 10h às 22h30.

O suposto desabamento teria sido causado por uma explosão, deixando quatro vítimas que serão enterradas sob os escombros. Assim que o alarme soar, a simulação será tratada como real. A Brigada de Combate a Incêndio e Salvamento do Goiânia Shopping dará início às primeiras providências. A equipe de operação e segurança ficará responsável pela retirada de todos que estiverem no estabelecimento. 

Serão usados cães farejadores para facilitar a identificação do local onde as vítimas estarão soterradas, sendo que uma delas estará gravemente ferida, e terá que ser resgatada pelo caminhão APA, o maior veículo dos bombeiros. A vítima em questão será levada à portaria do Piso 1 por meio do resgate  em altura, onde um helicóptero Bombeiro a aguardará. As outras vítimas serão retiradas do shopping pelas escadas e atendidas por unidades de resgate dos bombeiros.

Esta é a 3ª simulação realizada pelo Goiânia Shopping e o Corpo de Bombeiros. Nas edições anteriores o tratamento era para com vítimas com queimaduras graves.

*Com informações da Agecom