23/07/13
Eleições Suplementares
Eleitores de Goiatuba voltam às urnas para escolher prefeito e vice em 1º de setembro
Candidatos eleitos em 2012 tiveram os mandatos cassados por compra de votos, captação ilícita de recursos para campanha

Ketllyn Fernandes

Os eleitores do município de Goiatuba (a 176 km de Goiânia) voltam às urnas em 1º de setembro para a escolha dos novos prefeito e vice, já que os candidatos eleitos em 2012, os tucanos Reinaldo Cândido e Ronaldo Salatiel, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) com base na Lei da Filha Limpa.

O prefeito, o vice e os vereadores Genusvaldo Galdino de Araújo (PSDB) e Jubes Carlos da Silva (PSD) foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por compra de votos, captação ilícita de recursos para campanha, além da prática de abuso de poder econômico dos candidatos.

O esquema de compra de votos era liderado pelos candidatos e seus correligionários e as provas dos crimes eleitorais foram comprovadas em vídeo gravado pelo ex-vereador Sieber Marques Buzain. Os arquivos foram anexados ao processo, que contém mais de 7 mil páginas.

Novo pleito

Conforme regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para eleições suplementares, entre os dias 25 e 28 próximos os partidos poderão unir-se em coligações para lançar candidatos, sendo que a partir de 30 de julho passa a ser permitidas as campanhas. Propagandas eleitorais em rádio e TV serão autorizadas somente no dia 20 de agosto.

Como nos demais pleitos, as votações ocorrerão das 8h às 17h, horário a partir do qual terá início a apuração dos resultados. A Justiça Eleitoral pode fazer a divulgação oficial dos nomes eleitos até o dia 3 de setembro.

No último dia 7 os municípios de Nazário, Flores de Goiás e São Domingos também tiveram novas eleições devido à cassação dos candidatos eleitos no ano passado. Os eleitores de Nazário escolheram Adalcino da Silva (DEM); Flores de Goiás escolheu Zé Dias (PTB) como seu novo prefeito e Etelia Vanja Moreira Gonçalves (PDT)  foi eleita prefeita de São Domingos.