07/03/12
Goiânia
Comemorações ao Dia Internacional da Mulher
Secretaria de Políticas para Mulheres realiza atividades e palestras e Acine lança box homenageando cineastas goianas

Déborah Gouthier

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março, mas as programações em torno da data já começaram. A partir desta quarta-feira, 7, a SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) vai desenvolver na capital goiana uma extensa lista de atividades e palestras com temáticas que abrangem desde a igualdade de gêneros até a inserção no mercado de trabalho.

No próprio dia 8 de março, a secretaria irá lançar o edital do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, produzido após uma conferência sobre o assunto realizada em agosto do ano passado. A programação da SMPM segue até o dia 8 de abril. (Veja a lista completa das atividades previstas pela prefeitura)

Cultura

Ainda nesta quarta-feira, outra atividade visa prestigiar as mulheres goianas. Em evento organizado pela Acine Goiás (Associação de Cinema Independente de Goiás), as cineastas do Estado serão homenageadas com o lançamento do box “Mulheres que fazem Cinema”. O projeto integra dez filmes de ficção e documentários de diretoras goianas e será distribuído a entidades culturais, representantes da imprensa e associações locais e nacionais.

O lançamento do box será às 19h, no Shopping Bouganville, com a apresentação do filme A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. As cineastas goianas homenageadas na cerimônia são Rosa Berardo, Claudia Nunes, Cassia Queiroz, Rochane Torres, Thais Oliveira, Mariley Carneiro, Uliana Duarte, Viviane Louise, Simone Caetano e Ana Lúcia Pereira.