21/10/13
Rol de Coberturas
Usuários de planos de saúde terão direito a mais 87 novos procedimentos
Modificações começam a valer em 2014. Atualização foi divulgada nesta segunda-feira (21/10) pela ANS

Ketllyn Fernandes

Os beneficiários de planos de saúde passam a ter direito a 87 novos procedimentos, entre eles 37 medicamentos orais para tratamento de câncer e a ampliação de 44 tratamentos e exames. As modificações começam a vigorar em 2 de janeiro do próximo ano, sendo que as atualizações nas mensalidades se darão ao longo de 2015.

O rol de coberturas foi atualizado nesta segunda-feira (21/10) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e é resultado de uma série de grupos técnicos. No total, 7,3 mil usuários de planos de saúde opinaram, fazendo dessa participação de consumidores a maior até então, segundo a ANS.

Estão incluídas nas mudanças uma nova técnica de radioterapia, a obrigatoriedade de fornecimento de bolsas coeltoras intestinais ou urinárias para pacientes, 28 cirurgias por videolaparoscopia, tratamento de dores crônicas nas costas, procedimentos menos invasivos, além de sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. Em alguns casos, o número de sessões aumentou de seis para 12.

Ainda não há cálculos relativos ao porcentual de aumento às mensalidades, mas a ANS estima que seja pequeno pelo histórico de mudanças como esta, variando em torno de 1,1%, como ocorrido em 2011.