34 anos
Projeto
Halum solicita instalação de aeroporto em Augustinópolis
to.gov.br
Deputado Cesar Halum pede construção de aeroporto para desenvolvimento do turismo e transporte

O deputado César Halum (PSD) encaminhou ao ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bit­ten­court, e ao presidente da A­gência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco, projeto de indicação de sua autoria solicitando a construção de um aeroporto de por­te nacional em Au­gus­ti­nó­polis, Bico do Papagaio. De acordo com o parlamentar o objetivo da proposta é am­pliar o desenvolvimento do turismo, transporte e permitir as condições mínimas de concorrência nesta área com os demais municípios e Es­tados brasileiros.

O deputado ainda apresenta como justificativa para a instalação do aeroporto, a construção do Porto Fluvial de Praia Norte, a 15 quilômetros de Augustinópolis. O empreendimento, que será instalado às margens do Rio Tocantins, colocará o Estado na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA). “Es­ta será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao cen­­­­­­­­­tro, rumo ao Atlântico, por isso se faz necessário se ter a opção aérea de transporte de cargas”, diz César Halum afirmando que outro ponto que mostra a necessidade do investimento é o Projeto de Irri­ga­ção Sampaio, localizado a 30 km da cidade.

Halum aponta ainda que Augustinópolis é o centro comercial da região do Bico do Papagaio, composta por outras 25 cidades e que o município dispõe do Hos­pital de Augustinópolis, cu­jos serviços são de média com­plexidade, sendo a única UTI da região. O deputado in­forma que a Secretaria de Aviação Civil fará estudos de viabilidade na região e emitirá laudos para análise da A­nac. (Com informações da assessoria do deputado)

Março será decisivo e quatro ficarão pelo caminho

Março é o mês decisivo para muitos pré-candidatos da base do prefeito Raul Filho. Dos nove nomes que disputam a indicação da base — vice-prefeita Edna Agnolin (PDT), os deputado Eli Borges (PMDB), Wanderlei Barbosa (PSB), Sargento Aragão (PPS) e Luana Ribeiro (PR), reitor Alan Barbiero (PSB), médico Valter Balestra (PC do B), vereador Hermes Damaso (PR) e a ex-prefeita Nilmar Ruiz — apenas cinco chegarão à final de onde sairá o candidato a prefeito e o vice. Alguns nomes serão eliminados antes, na disputa internas dos partidos.

Luana Ribeiro vence Marcelo Lelis no quesito turismo

A deputada Luana Ribeiro, do PR, vence com folga o concorrente deputado Marcelo Lelis, do PV, ao menos no quesito experiência profissional na área do turismo. Ela é formada na área com dez anos de atuação no mercado do chamado trade turístico. Lelis ainda é estudante.

Uma aliança com motivações divergentes

A aliança política entre o prefeito de Palmas, Raul Filho, do PT, e o senador João Ribeiro, do PR, parece irreversível, mas tem um caminho ainda complicado para percorrer até vingar. Por enquanto o principal problema é a motivação para a aliança. O grupo de Raul considera a adesão do senador enfraquecimento do governo Siqueira Campos. Para o grupo João Ribeiro a aliança com o prefeito significa o fortalecimento de um novo projeto político, e não obrigatoriamente rompimento com o siqueirismo. Os dois estão juntos, mas cada um pensando no seu próprio interesse.

PSB entre 2 nomes e 2 propostas

O PSB do deputado Laurez Moreira está dividido em Palmas entre dois nomes e duas propostas bem distintas. O reitor Alan Barbiero, que quer o partido na linha de frente da terceira via, e o deputado Wanderlei Barbosa, que defende a permanência do partido na base do prefeito Raul Filho. Alan já venceu a prévia do partido e não terá dificuldade para impor o seu projeto. Barbosa torce para que o prefeito Raul Filho intervenha no processo e mude esta realidade. Difícil prever o desfecho.

Josi Nunes, a preferida de Laurez

A deputada Josi Nunes (PMDB) é o nome preferido do deputado Laurez Moreira (PSB) para compor a sua chapa na disputa pela Prefeitura de Gurupi, na condição de vice. Moreira informa que conforme acordo entre o PSB e PMDB, cabe à deputada comandar o processo de escolha e indicação do vice. Além da deputada figuram na lista de pré-candidatos a vice, a ex-deputada Dolores Nunes e o vereador Kita Maciel. 

Eli vai buscar apoio para seu projeto

Mais uma vez a cúpula do PMDB se reuniu para avaliar as eleições em Palmas e decidiu manter apoio a pré-candidatura do deputado Eli Borges, que integra a base do prefeito Raul Filho (PT). O partido garante que em Palmas não tem outro nome, embora se especule muito sobre a ex-primeira-dama do Estado Dulce Miranda. Desta vez o deputado decidiu que vai procurar todos os partidos da base do prefeito Raul Filho para buscar apoio para sua candidatura, inclusive o PR da deputada Luana Ribeiro, que também é pré-candidata. Pode ser o caminho para o entendimento futuro.

Um republicano desde criancinha

O vereador Milton Neris pas­sa borracha no seu passado pe­tista e faz de tudo para mostrar (para o senador João Ri­bei­ro) que é republicano desde criancinha. Neris, que desconhece a palavra exagero, está em campanha para eleger a deputada Lu­ana Ribeiro prefeita de Pal­mas em 2012 e Ribeiro, go­ver­nador em 2014.

Entre Aspas


“Só fomos obter algum resultado quando envolvemos os jovens nas escolas”

Prefeito de Lindoia do Sul (SC) e presidente do Consórcio de Prefeitos do Alto Uruguai Catarinense, Adierson Carlos Bussolaro, sobre os caminhos que levaram a entidade a se tornar uma referência no tratamento do lixo da região.


O líder da bancada petista dividida

O deputado José Roberto foi mantido na liderança da bancada do PT na Assembleia Legislativa, que soma três deputados, mas apenas dois — ele e a deputada Amália Santana — seguem a orientação do partido. A deputada Solange Duailibe integra a bancada de oposição. O alinhamento do PT ao governo é o motivo da divisão

Udson Bandeira pode surpreender em Formoso

O ex-deputado e empresário Udson Bandeira (PMDB) é candidatíssimo a prefeito de For­moso do Araguaia. Mantém a estratégia do trabalho silencioso, mas já não consegue mais esconder que está em campanha. O desastre administrativo em que se transformou o governo Pedro Rezende (PTB) facilita o trabalho da oposição. Filho do ex-prefeito Domingos Pereira (PMDB), Bandeira tem experiência e tradição política para unir a oposição em torno do seu nome e impor uma nova ordem política no município.

Assembleia agora terá frente parlamentar

Deputados regulamentam criação de frente parlamentar na Assembleia Legislativa. De agora em diante os deputados que desejarem propor a criação de frente parlamentar devem definir uma denominação e um representante que vai responder pelo assunto perante a mesa diretora da Casa. A Assembleia Legislativa entende por frente parlamentar uma associação suprapartidária destinada a contribuir para o aprimoramento da legislação estadual sobre determinado setor da sociedade.