37 anos
Edição 1923 de 13 a 19 de maio de 2012
Web Stuff
Os 80 maiores clássicos do blues para ouvir on-line
B.B. King

Car­los Wil­li­an Lei­te  |  car­loswil­li­an@uol.com.br | @revistabula

Os sites Legend Blues e Blues Museum fizeram uma lista daqueles que seriam os maiores clássicos da história do blues. Um usuário do YouTube disponibilizou uma parte da lista, reunindo 80 clássicos da compilação feita pelos sites. A lista, que está em ordem aleatória, cobre o período de 1912 a 1980.

O blues é forma musical caracterizada pela utilização de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos e estrutura repetitiva.  Embora tenha sua origem na África, o blues se popularizou em algumas regiões do sul dos Estados Unidos como Alabama, Mississippi, Loui­siana e Geórgia, nas primeiras décadas do século 20. Nos Estados Unidos sua origem é ligada à cultura afro-americana dos escravos das plantações de algodão que utilizavam o canto para embalar suas jornadas de trabalho. O conceito de blues, porém, só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil Americana quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população negra.

O músico W. C. Handy é considerado o pai do blues, ou pelo menos seu aprimorador.  Conta a lenda que ele teria ouvido o ritmo pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observou um homem que tocava violão com um canivete.

No final dos anos 1930 surgiram as primeiras grandes bandas de blues. Em 1942 o estilo sofreu sua primeira grande revolução com o surgimento da guitarra elétrica do lendário T-Bone Walker.  Com a explosão do blu­es em Chicago e o surgimento da eletricidade na música, o blues atingiu um novo patamar, deixando de ser restrito a um pe­queno grupo.

A lista dos sites Legend Blues e Blues Museum  traz clássicos como  Mamie Smith, Pine Top Smith, Elmore James, John Lee Hooker, Muddy Waters, T-Bone Walker, Robert Johnson, Willie Dixon, B.B. King, Albert King, Roosevelt Sykes, Taj Mahal, Slim Harpo, Freddie King e Robert Petway.

Para acessar: http://bit.ly/IM7Mam