Edição 1897 de 13 a 19 de novembro de 2011
Web Stuff
Os 10 melhores aplicativos para iPad – a lista das listas

Car­los Wil­li­an Lei­te  |  car­loswil­li­an@uol.com.br | @revistabula

Primeiro fiz uma compilação de cinco listas, de publicações especializadas, sobre os melhores aplicativos para iPad. As listas escolhidas foram da Lifehacker, Gizmodo, Mashable, PC Mag e TechRadar. Depois, convidei dez usuários para escolher entre os aplicativos pré-selecionados, quais eram os essenciais. Eis os eleitos.



Flipboard


O Flipboard  foi considerado o melhor aplicativo para iPad de 2010. Teve mais de 25 milhões de downloads na App Store. O aplicativo reúne todo o conteúdo compartilhado pelo Twitter, Facebook, LinkedIn, Google Reader e Flickr, e cria uma espécie de revista para cada um deles com a possibilidade de comentar e interagir. Também é uma opção de visualização do Intagram, em um formato maior.



Reeder


O aplicativo Reeder permite sincronizar contas do Google Reader no iPad com suporte para fotos e vídeos. Também é possível salvar as leituras em agregadores e publicar no Twitter e  Facebook com o link  já compactado. Os posts ficam organizados em pilhas (stacks) divididas por categorias e podem ser listados em ordem cronológica ou separados por conteúdo.



Instapaper


O Instapaper permite salvar e arquivar conteúdo da internet para ler off-line. O conteúdo salvo pode ser impresso, compartilhado, ou convertido para os formatos Kindle e ePub.  O aplicativo armazena até 500 textos no iPad, mas tem espaço ilimitado no website. O serviço também traz um dicionário interno. O aplicativo permite conectar as contas do Facebook, Twitter, Tumblr, PinBoard e Evernote.




ArtRage


O ArtRage é um aplicativo para pintar e desenhar no iPad. 13 tipos de ferramentas personalizáveis estão disponíveis, além de uma paleta de cores infinita. Também é possível escolher o tipo de superfície entre papel, tela e outros suportes com texturas variadas. O aplicativo disponibiliza três opções de exportação: PNG, JPG E PTG. Os desenhos podem ser facilmente compartilhados ou impressos com um clique.



Dropbox


O Dropbox  é um aplicativo que permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos entre o computador e o iPad com apenas um clique. Além do iOS, o serviço está disponível para Windows, Mac Android e Blackberry. A versão gratuita do serviço oferece 2 GB de espaço para armazenamento no servidor. Pagando-se uma taxa mensal de 9 doláres o limite sobe para 50 GB.




Bamboo Paper


Bamboo Paper é um aplicativo que transforma o iPad em um caderno para escrita a mão com espaço ilimitado. Além das opções de tinta e espessura de caneta é possível personalizar a cor da capa, o título e a estrutura das páginas internas.  O aplicativo também permite transformar as anotações em um documento PDF ou JPG para a impressão ou envio por e-mail. Outro fator importante: é gratuito.




iBooks


O iBooks permite a leitura de livros no formato ePub e PDF. Diferentemente do Kindle, é possível baixar milhares de livros gratuitos em português. Por exemplo, a obra completa de Machado de Assis está disponível. O tipo de fonte, o tamanho, e a cor de fundo das páginas são customizáveis. Os leitores também podem adicionar notas (na forma de post-it virtuais) às páginas dos livros.



Kindle


Semelhante ao principal aplicativo do iPad, o iBooks, o Kindle  permite a compra de livros entre 1 milhão de títulos disponíveis na loja Amazon. O aplicativo também traz um dicionário interno e possibilita a sincronização entre os vários dispositivos que leem e-books. Também é possível ler o primeiro capítulo de um livro antes de comprá-lo. Os principais lançamentos nacionais já estão disponíveis no formato Kindle.



Garage Band


O Garage Band é um dos aplicativos mais impressionantes da Apple Store. Ele transforma o iPad num estúdio portátil para a criação musical. O aplicativo oferece gravador, amplificadores e uma infinidade de efeitos. O programa também disponibiliza alguns instrumentos como piano, bateria, baixo, violão e guitarra, que simulam o som de instrumentos reais.




TuneIn Radio Pro


O TuneIn Radio Pro é um aplicativo que permite sintonizar mais  de 50 mil rádios pelo mundo. Com ele é possível fazer buscas por músicas, artistas, gêneros, localidade, permitindo, inclusive, a gravação das músicas e dos programas transmitidos.  Também é possível pausar a programação para ouvir depois, e compartilhar rádios e canções favoritas no Facebook, Twitter ou por e-mail.