37 anos
Edição 1927 de 10 a 16 de junho de 2012
Senador Canedo
Vanderlan banca Misael e desagrada vereadores
Divisão na base do prefeito Túlio Sérvio pode beneficiar o tucano Zélio Cândido
Misael Oliveira: o nome de Vanderlan Cardoso para prefeito
de Senador Canedo

O ex-prefeito de Senado Canedo Vanderlan Cardoso chamou nove vereadores de seu grupo político (a oposição ao prefeito Túlio Sérvio só tem um vereador, o tucano Vilmar Lima) e explicou que Misael Oliveira “será” um “excelente” candidato a prefeito do município. O empresário frisou que o deputado estadual do PDT trabalhou para elevar os índices do município no que se refere ao ICMS. Noutras palavras, sugeriu que, embora sua principal residência seja em Goiânia, Misael tem casa na cidade e defende os interesses de Senador Canedo.


Os vereadores quiseram saber por qual razão Vanderlan quer apoiar a candidatura de Misael a prefeito de Senador Canedo. O empresário peemedebista não explicitou seus motivos verdadeiros — teria a ver com a sucessão de 2014, quando espera uma prefeitura empenhada em sua possível candidatura a governador —, mas disse que o pedetista é um político “leal” e “firme”. Ele estaria sugerindo que o prefeito Túlio Sérvio, embora “leal”, hesita muito.

Os vereadores disseram, “com franqueza”, que não querem apoiar Misael. Alegaram que o deputado não é do município e, sobretudo, que não agrega a base. Chegaram a dizer que, se o candidato for o prefeito Túlio Sérvio, do PSB, ele não precisará se preocupar com financiamento de suas campanhas. Tradicionalmente, os candidatos a prefeito bancam as campanhas dos principais candidatos a vereador de sua base política. Túlio Sérvio, gestor de uma retidão apontada como exemplar, inclusive pelas oposições, não estaria disposto a se candidatar à reeleição exatamente devido ao custo da campanha eleitoral. O prefeito teria dito também que, se for bancado com firmeza por Vanderlan, será candidato.

Vanderlan ouviu as ponderações dos vereadores e frisou: “O candidato será Misael”. Os vereadores retrucaram: “Então vamos com outra candidatura”. O nome é o do médico e vereador Alsueres Mariano.

Com a possibilidade de duas candidaturas da base do prefeito —Misael e Alsueres —, crescem as chances do tucano Zélio Cândido. O fato é que Vanderlan tem peso decisivo na política de Senador Canedo.

Há um problema que pode mudar o quadro eleitoral do município. O Ministério Público Eleitoral pode questionar o domicílio eleitoral de Misael Oliveira. Se ficar comprovado que ele mora em Goiânia, na Avenida Belo Horizonte e que nunca morou em Senador Canedo, sua candidatura foi ser indeferida pela Justiça Eleitoral.