Edição 1845 de 14 a 20 de novembro de 2010
Bancos
Fundo salva PanAmericano
SBT
Empresário Silvio Santos oferece bens para garantir empréstimo
Fundo Garantidor de Crédito, uma instituição privada criada em 1995, emprestou R$ 2,5 bilhões ao Banco Panamericano para salvá-lo da falência. O Grupo Silvio Santos, dono do banco, assumiu a responsabilidade pelo problema e ofereceu os seus bens para conseguir o empréstimo. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que não houve uso do dinheiro público para resolver os problemas financeiros do banco PanAmericano. O rombo foi causado por uma fraude contábil. O PanAmericano vendeu carteiras de crédito para outras instituições financeiras, mas continuou contabilizando esses recursos como parte do seu patrimônio.
 
Entre Aspas
 
 
 
 
"Eu não gosto de falar do futuro, porque o futuro à Dilma pertence, presidente nova no Brasil a partir de 1º de janeiro. Mas quero dizer pra todos vocês que o Brasil vive o seu melhor momento desde 1961”
Presidente Lula, em discurso na cúpula do G20.
 
Justiça libera Enem
 
A Justiça derruba liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no fim de semana passado. O Enem havia sido suspenso pela Justiça Federal do Ceará na segunda-feira, 8, porque parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas e, no gabarito, as questões de ciências da natureza estavam incorretamente identificadas como ciências humanas. O desembargador Gurgel de Faria, da TRF-5, entendeu que “a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos” aos organizadores e candidatos de todo o País.
 
G20 discute guerra fiscal
 
A manipulação das moedas para ganhar competitividade no mercado mundial, prática denominada guerra cambial, foi o tema central da reunião do G20, que ocorreu nos dias 11 e 12 em Seul. Os países desenvolvidos e me desenvolvimento discutiram principalmente o câmbio artificial utilizado pela China, que reflete na economia de países antes muito fortes, como Estados Unidos e as principais economias da Europa. O presidente Lula pediu para que os países não tomem decisões unilaterais que visem o fortalecimento de seus mercados.
 
Alerta dengue
 
Goiânia é uma das 11 capitais em situação de alerta contra a dengue. São incluídos na lista municípios nos quais entre 1% e 3,9% dos imóveis registram infestação pelo mosquito. Goiânia apresentou índice de 1,6%. Em Goiás, além de Goiânia, mais cinco municípios estão em situação de alerta: Luziânia, Silvânia, Trindade, Uruaçu e Valparaíso de Goiás. Até 6 de novembro, já foram  notificados 101.114 casos este ano, o que representa um  aumento de 201,9% em relação ao ano passado. 
 
Equipe de transição 
 
A cabeleireira gaúcha Márcia Westphalen será a secretária da equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff. Segundo o governo de transição, Westphalen é formada em direito e foi selecionada por análise de currículo pela campanha de Dilma. Já a advogada Christiane Araújo de Oliveira, acusada de envolvimento com a chamada máfia dos sanguessugas, pediu exoneração da equipe de transição do governo federal.
 
Tiririca passa em teste
 
O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, passou no teste feito na sede do TRE em São Paulo. Ele fez um ditado e teve que escrever uma frase.Tiririca também foi obrigado a ler o título e subtítulo de duas reportagens e de fazer uma interpretação do que leu e escreveu. Recordista de votos nestas eleições, Tiririca foi acusado de entregar declarações falsas sobre sua alfabetização.
 
Alencar sofre infarto
 
O vice-presidente da República, José Alencar (PR), sofreu um infarto agudo do miocárdio na quinta-feira,11, e está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar foi submetido a um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes e o  quadro clínico é estável do ponto de vista cardíaco.