Goiânia, 03 de setembro de 2010 (5:16)
De: 04 a 10 de outubro de 2009

  .:: Editorial
  .:: Conexão
  .:: Ponto de Partida
  .:: Bastidores
  .:: Reportagens
  .:: Entrevistas
  .:: Direto do Oriente Médio
  .:: Contraponto
  .:: Ideias
  .:: Economia
  .:: Brasília & Entorno do DF
  .:: Cartas
  .:: Imprensa
  .:: A Semana
  .:: Opção Cultural
  .:: Otávio Lage
(+) listar mais 
  .:: Edições Anteriores
  .:: Contato
  .:: Expediente

Clique aqui para imprimir Clique aqui para enviar essa matéria por e-mail
  Bastidores

Euler de França Belém
ffeubel@uol.com.br

O fi­ló­so­fo e o eco­no­mis­ta

O ex-se­na­dor Mau­ro Mi­ran­da, lei­tor do fi­ló­so­fo Mon­ta­ig­ne, e Jor­ce­li­no Bra­ga, que não é eco­no­mis­ta mas en­ten­de de eco­no­mia co­mo pou­cos — a eco­no­mia do re­al —, con­ver­sa­ram na se­ma­na pas­sa­da. Na­da fi­cou acer­ta­do pa­ra 2010. Mas o di­á­lo­go es­tá aber­to. No do­min­go, 4, o se­cre­tá­rio de Co­mu­ni­ca­ção de Iris Re­zen­de, o cra­que (até em fu­te­bol) Lí­vio Lu­ci­a­no e Bra­ga tam­bém vão con­ver­sar, de­pois de um jo­go de fu­te­bol (Lí­vio e Pau­lo Gar­cia es­tão dis­pu­tan­do quem é me­lhor co­men­ta­ris­ta de fu­te­bol. Es­tão em­pa­ta­dos. Lí­vio pro­me­te de­sem­pa­tar. Gar­cia diz que en­ten­de mais de fu­te­bol). So­bre a can­di­da­tu­ra de Bra­ga ao go­ver­no, Lí­vio diz: “Bra­ga não é e nun­ca foi ble­fa­dor. É prag­má­ti­co e pro­fis­si­o­nal. Uma pe­na que vai dis­pu­tar com o fu­tu­ro go­ver­na­dor de Go­i­ás, Iris Re­zen­de”.

“Mar­co­ni vai sur­pre­en­der e vai ser elei­to pe­la ter­cei­ra vez”, diz o tucano Valdivino Oliveira

Na sex­ta-fei­ra, 2, quan­do o Jornal Opção con­ver­sou com o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da do Dis­tri­to Fe­de­ral e pré-can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral pe­lo PSDB, Val­di­vi­no Oli­vei­ra, ele es­ta­va acom­pa­nha­do do pro­fes­sor Ni­on Al­ber­naz. “Tor­nei-me tu­ca­no por­que re­ce­bi con­vi­te de Ni­on e por­que o par­ti­do tem um pro­je­to de mo­der­ni­za­ção da eco­no­mia go­i­a­na.” Per­gun­ta­do se quer ser pre­fei­to de Go­i­â­nia, Val­di­vi­no dis­se que, na po­lí­ti­ca, é pre­ci­so re­a­li­zar um pro­je­to de ca­da vez. “Vou dis­pu­tar man­da­to de de­pu­ta­do. Mas, sim, que­ro ser pre­fei­to da ca­pi­tal go­i­a­na.”

O se­cre­tá­rio diz que, por mais que “sol­tem” ba­lões de en­sai­os, os can­di­da­tos a go­ver­na­dor de­vem ser Iris Re­zen­de, do PMDB, e Mar­co­ni Pe­ril­lo, do PSDB. “Não sai dis­so.” A en­tra­da de Mei­rel­les “for­ta­le­ce Iris e o PMDB. Mas Mar­co­ni é um ani­mal po­lí­ti­co e tra­ba­lha 24 ho­ras por dia. Ele ga­nhou em 1998 e 2002. Aque­le que su­bes­ti­má-lo, por­que não es­tá no po­der, cer­ta­men­te se­rá sur­pre­en­di­do pe­la ter­cei­ra vez. O ga­ro­to é uma for­ça da na­tu­re­za. Tan­to que os ou­tros gru­pos es­tão mon­tan­do am­plas es­tra­té­gias, com gran­des ali­an­ças, pa­ra ten­tar der­ro­tá-lo. Mar­co­ni vai ga­nhar de no­vo, sur­pre­en­den­do mui­ta gen­te, mas não a mim, que co­nhe­ço sua ca­pa­ci­da­de de tra­ba­lho.” Um dos trun­fos de Mar­co­ni é que “Jo­sé Ser­ra de­ve ser elei­to pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. Se Lu­la brin­car, ‘le­va’ no pri­mei­ro tur­no. A uni­ão de São Pau­lo, com Ser­ra, e Mi­nas Ge­ra­is, com Aé­cio, vai ge­rar uma par­ce­ria pra­ti­ca­men­te im­ba­tí­vel. Por­que Lu­la es­tá ar­ti­cu­lan­do em vá­ri­as fren­tes? Por­que es­tá ten­tan­do cer­car Ser­ra, mas o can­di­da­to tu­ca­no é con­sis­ten­te”. Em Bra­sí­lia, mes­mo re­co­nhe­cen­do a for­ça de Jo­a­quim Ro­riz, do PSC, Val­di­vi­no afir­ma que o go­ver­na­dor Jo­sé Ro­ber­to Ar­ru­da vai ser re­e­lei­to.

“Com­pro­mis­so do PT do B é com Al­ci­des”

O pre­si­den­te do PT do B, Edi­val­do Car­do­so, diz que tem com­pro­mis­so com o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues. Por is­so, afir­ma, vai dis­cu­tir com ele a ques­tão do can­di­da­to a go­ver­na­dor.

O PT do B tem no­mes for­tes pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al. Al­guns de­les: Edi­val­do Car­do­so, Wel­ling­ton Val­lin (de­pu­ta­do), Ti­ã­o­zi­nho Cos­ta (de­pu­ta­do), Pau­lo Ser­ra­no,Val­mir Pe­dro (de Uru­a­çu) e Evâ­nio Sil­va (de Rio Ver­de).

O di­re­tor ge­ral de Po­lí­cia Ci­vil, o com­pe­ten­te Are­des Cor­reia Pi­res, fi­liou-se ao PT do B. É uma gran­de con­quis­ta.

Ban­co ver­sus boi na disputa de 2010

Se Hen­ri­que Mei­rel­les for can­di­da­to a go­ver­na­dor pe­lo PMDB, Jú­ni­or da JBS-Fri­boi pode ser can­di­da­to a go­ver­na­dor pe­lo PSDB.

Sin­to­ma­ti­ca­men­te, Jú­ni­or es­tá pas­san­do o co­man­do dos ne­gó­ci­os pa­ra os dois ir­mãos mais jo­vens. A in­for­ma­ção es­tá na re­vis­ta “Exa­me”.

San­des Jr. é dis­cri­mi­na­do

Ve­ja co­mo san­to de ca­sa não faz mi­la­gres. O de­pu­ta­do fe­de­ral San­des Jú­ni­or apre­sen­tou um pro­je­to pa­ra apre­sen­tar um pro­gra­ma de te­le­vi­são na TV Bra­sil Cen­tral, a um cus­to de 20 mil re­ais. Não foi apro­va­do. Tal­vez por­que o par­la­men­tar se­ja fi­li­a­do ao PP.

No en­tan­to, Ma­no­el de Oli­vei­ra fa­tu­ra 80 mil re­ais e o tu­ca­no Tú­lio Isac, 100 mil re­ais. Por mês.

Enquanto isso, Sandes faz sucesso na Rádio Terra e ganhou elogios do presidente Lula.

A sur­pre­sa que po­de vir de Ca­ta­lão

Le­o­nel Sa­fat­le é o po­lí­ti­co re­ve­la­ção de Ca­ta­lão. Com pou­cos re­cur­sos, co­man­dou um bem-su­ce­di­do pro­gra­ma de qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal dos tra­ba­lha­do­res do mu­ni­cí­pio. As em­pre­sas lo­ca­is, in­clu­si­ve as gi­gan­tes, fi­ca­ram en­tu­si­as­ma­das com os re­sul­ta­dos dos cur­sos. Re­sul­ta­do: o pre­fei­to Ve­lo­mar Rios de­ve con­se­guir mais re­cur­sos, com o apoio do de­pu­ta­do fe­de­ral Ru­bens Oto­ni, a For­mi­gu­i­nha Elé­tri­ca (no di­zer dos au­xi­li­a­res do pre­si­den­te Lu­la), pa­ra qua­li­fi­car mais pes­so­as.

Co­mo re­sul­ta­do de seu su­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo, Le­o­nel Sa­fat­le, do PT, de­ve ser can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­du­al. Po­de sa­ir elei­to de Ca­ta­lão, por con­ta de seus mé­ri­tos co­mo se­cre­tá­rio do Tra­ba­lho.

A apos­ta do gru­po Mei­rel­les

In­te­gran­tes do gru­po de Hen­ri­que Mei­rel­les apos­tam que ele se­rá can­di­da­to a go­ver­na­dor com Jor­ce­li­no Bra­ga na vi­ce.

Bra­ga in­sis­te que vai dis­pu­tar o go­ver­no. E os prin­ci­pa­is in­te­gran­tes do PMDB sus­ten­tam que o can­di­da­to do par­ti­do se­rá mes­mo o prefeito Iris Re­zen­de.

“Iris é o can­di­da­to pri­o­ri­tá­rio do PMDB ao go­ver­no”

O de­pu­ta­do fe­de­ral Pe­dro Cha­ves dis­se ao Jor­nal Op­ção que o can­di­da­to pri­o­ri­tá­rio do PMDB é o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de. “Mas ago­ra, com a fi­li­a­ção de Hen­ri­que Mei­rel­les, nós te­mos uma al­ter­na­ti­va de pe­so, um no­me le­ve e no­vo. Ele es­ca­pa à po­lí­ti­ca tra­di­cio­nal. Po­de dis­pu­tar o go­ver­no ou o Se­na­do.”

Por con­ta da ges­tão de Iris em Go­i­â­nia, o PMDB, na ava­li­a­ção de Cha­ves, “re­no­vou-se”. “Tan­to que de­ve­mos ele­ger de cin­co a seis de­pu­ta­dos fe­de­ra­is em 2010. A co­li­ga­ção PMDB-PT de­ve ele­ger o mai­or nú­me­ro de par­la­men­ta­res, além de ele­ger­mos o go­ver­na­dor e pe­lo me­nos um se­na­dor. Os ven­tos são fa­vo­rá­veis pa­ra o PMDB. A rigor, o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo tem uma ba­se po­lí­ti­ca es­fa­ce­la­da, pos­si­vel­men­te me­nor do que a de Lú­cia Vâ­nia e Ro­nal­do Cai­a­do em 1994.”

Ao ava­li­ar a pos­si­bi­li­da­de de Jor­ce­li­no Bra­ga dis­pu­tar o go­ver­no, Cha­ves diz que não se­rá fá­cil. “Bra­ga pro­vou que é com­pe­ten­te co­mo se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, pois re­or­ga­ni­zou as fi­nan­ças do Es­ta­do. Mas, pa­ra dis­pu­tar, pre­ci­sa cres­cer nas pes­qui­sas. Não po­de ser apre­sen­ta­do co­mo ba­lão de en­saio. Ao con­trá­rio de­le, Mei­rel­les já es­tá na mí­dia, as­sim co­mo Iris e Mar­co­ni.”

No pla­no na­ci­o­nal, Pe­dro Cha­ves diz que a ten­dên­cia é o PMDB fe­char com a can­di­da­ta de Lu­la, Dil­ma Rous­seff. “A mi­nis­tra é qua­li­fi­ca­da, tem o apoio do pre­si­den­te, mas é fa­to que es­tá es­tag­na­da.” Há al­ter­na­ti­va? “Ci­ro Go­mes é al­ta­men­te qua­li­fi­ca­do e po­de ser o can­di­da­to da ba­se do go­ver­no Lu­la.” Cha­ves diz que Ci­ro Go­mes “tem ar­gu­men­tos e é co­ra­jo­so. Não teme na­da e nin­guém. Não vai se in­ti­mi­dar com o dis­cur­so tec­ni­cis­ta do tucano Jo­sé Ser­ra”.

Filiado, Henrique Mei­rel­les pro­põe cres­ci­men­to res­pon­sá­vel

O pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, tem fa­ma de ser mais in­glês do que os in­gles­es em ter­mos de pon­tu­a­li­da­de. No dia de sua fi­li­a­ção ao PMDB che­gou às 10h49, num mi­cro-ôni­bus, e às 10h55 es­ta­va em ci­ma do pa­lan­que ar­ma­do na ga­ragem do Di­re­tó­rio Es­ta­du­al do PMDB, no Cen­tro de Go­i­â­nia, ao la­do do Cen­tro de Cul­tu­ra e Con­ven­ções. A fi­li­a­ção es­ta­va mar­ca­da pa­ra as 11 ho­ras.

Às 11h29, Mei­rel­les re­ce­beu o mi­cro­fo­ne, agra­de­ceu ao pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de, o con­vi­te pa­ra se fi­li­ar ao PMDB. Tran­spi­ran­do mui­to, fri­sou que apren­deu a ad­mi­rar o pe­e­me­de­bis­ta des­de quan­do era es­tu­dan­te. Em ter­mos de vo­ca­ção po­lí­ti­ca e ad­mi­nis­tra­ti­va, “há pou­co de si­mi­lar fo­ra do Es­ta­do”.

Ao ci­tar o ve­re­a­dor Da­ni­el Vi­le­la, dis­se que ele era de­pu­ta­do, mas cor­ri­giu ra­pi­da­men­te (Da­ni­el é can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­du­al). Con­tra a on­da de mo­ra­lis­mo, que ata­ca a po­lí­ti­ca co­mo o pi­or dos “mun­dos”, Mei­rel­les fri­sou, se­cun­dan­do o pre­fei­to Ma­gui­to Vi­le­la, de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, que é pre­ci­sar recuperar a ima­gem dos po­lí­ti­cos. Por­que é por in­ter­mé­dio da po­lí­ti­ca que se trans­for­ma a so­ci­e­da­de. Ao di­zer que che­ga pa­ra “so­mar e agre­gar, não pa­ra di­vi­dir”, Mei­rel­les agra­dou da cú­pu­la à ba­se. “Meu pro­je­to, nes­te mo­men­to, é me tor­nar mais um in­te­gran­te do par­ti­do em Go­i­ás.” Che­gou co­mo ge­ne­ral, mas se apre­sen­tou co­mo sar­gen­to. Mei­rel­les fri­sou que vai de­fi­nir seu pro­je­to po­lí­ti­co em mar­ço. “Até lá, o meu com­pro­mis­so é com o Ban­co Cen­tral e com o cres­ci­men­to eco­nô­mi­co do Pa­ís. O go­ver­no Lu­la ba­teu a mar­ca de 1,5 mi­lhão de em­pre­gos for­mais por ano. Em agos­to des­te ano fo­ram ge­ra­dos 250 mil em­pre­gos. Não é má­gi­ca, e sim re­sul­ta­do de po­lí­ti­cas pla­ne­ja­das.”

Em se­gui­da, co­men­tou o dis­cur­so de Iris. “Te­nho a mes­ma opi­ni­ão do pre­fei­to. O Es­ta­do pre­ci­sa cres­cer or­ga­ni­za­do e com se­ri­e­da­de.” No seu dis­cur­so, Iris dis­se que o PMDB es­tá “es­can­ca­ran­do as por­tas” pa­ra Mei­rel­les “dis­pu­tar o que qui­ser — go­ver­no ou Se­na­do”. E acres­cen­tou: “Nós va­mos ter mui­tas ale­gri­as jun­tos. Fa­ze­mos po­lí­ti­ca por ide­al”. Quem con­ver­sou mais in­ti­ma­men­te com Mei­rel­les des­con­fiou que es­tá cum­prin­do uma mis­são da­da pe­lo pre­si­den­te Lu­la, mas que, no fun­do, o pre­si­den­te do BC não quer dis­pu­tar elei­ção pa­ra de­pu­ta­do, se­na­dor, go­ver­na­dor ou pre­si­den­te. Quer con­ti­nu­ar bri­lhan­do, mas não ne­ces­sa­ria­men­te co­mo po­lí­ti­co.

Lu­la su­ge­riu que a cú­pu­la do PDT passasse co­man­do pa­ra Flá­via Mo­ra­is

O pre­si­den­te Lu­la da Sil­va ar­ti­cu­lou, com po­lí­ti­cos go­i­a­nos, a en­tre­ga do PDT pa­ra a de­pu­ta­da Flá­via Mo­ra­is, se­cre­tá­ria de Ci­da­da­nia do go­ver­no Al­ci­des.

A cú­pu­la do par­ti­do pro­me­teu pas­sar o co­man­do do par­ti­do pa­ra Flá­via, que de­ve ser can­di­da­ta a de­pu­ta­da fe­de­ral.

Em Go­i­ás, o PDT nun­ca can­di­da­tos con­sis­ten­tes pa­ra o Con­gres­so Na­ci­o­nal e é cha­ma­do, jo­co­sa­men­te, de PI­TI — Par­ti­do da Isau­ra (Le­mos), da Ta­ti­a­na (Le­mos) e do (Eu­ler) Ivo.

Em 2010, Flá­via vai apo­i­ar o can­di­da­to a go­ver­na­dor in­di­ca­do pe­lo pe­pis­ta Al­ci­des Ro­dri­gues. Tucanos vão recorrer à Justiça para retomar seu mandato e cassar seus direitos políticos.

“Uni­fi­co mais a ba­se do que Mei­rel­les”

O de­pu­ta­do Ru­bens Oto­ni, do PT, diz que o PP po­de com­por com o PMDB se o can­di­da­to a go­ver­na­dor for Hen­ri­que Mei­rel­les. "Mas pos­so di­zer que uni­fi­co mais a ba­se de Lu­la em Go­i­ás do que o pró­prio Mei­rel­les."

Com du­as cha­pas, de Iris (ou Mei­rel­les) e Jor­ce­li­no Bra­ga, "Mar­co­ni fi­ca mais iso­la­do", diz Ru­bens. "Mas con­ti­nuo de­fen­den­do uma cha­pa úni­ca das ba­se de Lu­la."

“Lu­la apos­ta em Ci­ro pa­ra ga­ran­tir 2º tur­no”

O se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res dis­se ao Jor­nal Op­ção que, "se a tur­ma do PT fi­car bem na cam­pa­nha, o pre­si­den­te Lu­la jo­ga Ci­ro Go­mes na dis­pu­ta pe­lo go­ver­no de São Pau­lo. Se Dil­ma Rous­seff es­ti­ver mal, Ci­ro dis­pu­ta a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca pa­ra ten­tar ga­ran­tir o se­gun­do tur­no".

Em Mi­nas Ge­ra­is, en­saia-se uma com­po­si­ção en­tre o PMDB de Hé­lio Cos­ta e o PSDB de Aé­cio Ne­ves. "Não apos­to nes­ta ali­an­ça. Apos­to que Aé­cio vai lan­çar seu vi­ce, An­to­nio Anas­tá­sia, pa­ra go­ver­na­dor e que Hé­lio Cos­ta vai apo­i­ar a can­di­da­ta de Lu­la a pre­si­den­te. O Anas­ta­sia é mui­to pre­pa­ra­do e po­de sur­pre­en­der Cos­ta, que é mais po­lí­ti­co."

Pa­ra pre­si­den­te da ali­an­ça PSDB-DEM, o no­me se­rá mes­mo o de Jo­sé Ser­ra, ava­lia De­mós­te­nes.

Em Go­i­ás, De­mós­te­nes apos­ta que Mei­rel­les de­ve ser o can­di­da­to a go­ver­na­dor do PMDB. "Mas po­de dis­pu­tar o Se­na­do, se não em­pla­car, por­que a po­la­ri­za­ção Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo co­me­çou mui­to ce­do."

Em­pre­sá­rios ru­ra­is pre­ci­sam da chu­va pa­ra pro­du­zir grãos. Mas, quan­do cho­ve, fal­ta ener­gia e es­tra­ga equi­pa­men­tos. Se cor­rer o bi­cho pega, se fi­car a Celg quei­ma.



-------------------------------

Em ter­mos po­lí­ti­cos e de qua­li­da­de téc­ni­ca a gran­de fi­li­a­ção do PSDB foi mes­mo a do se­cre­tá­rio da Fa­zen­da do Dis­tri­to Fe­de­ral, Val­di­vi­no Oli­vei­ra.



-------------------------------

O tro­ca-tro­ca de par­ti­dos vai ser exa­mi­na­do com ri­gor e pri­o­ri­da­de pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral. Seu pre­si­den­te, Car­los Ayres, é ta­xa­ti­vo: “Es­se te­ma já pas­sou a fa­zer par­te da pau­ta re­la­ti­va às mai­o­res pre­o­cu­pa­ções do TSE”.



-------------------------------

O TSE cer­ta­men­te vai cas­sar mui­tos de­pu­ta­dos e ve­re­a­do­res. Por­que os ar­gu­men­tos pa­ra dei­xa­rem seus par­ti­dos são, no ge­ral, pri­má­rios. Al­guns di­zem que eram per­se­gui­dos. Se eram, por que não saí­ram bem an­tes?



-------------------------------

De um po­li­ci­al: “A re­ve­la­ção so­bre quem é o as­sas­si­no da pu­bli­ci­tá­ria e em­pre­sá­ria Polyan­na Bor­ges po­de ser tão cho­can­te quan­to sua mor­te”.



-------------------------------

Lu­la tem apre­sen­ta­do Hen­ri­que Mei­rel­les co­mo o Jo­sé Alen­car da mi­nis­tra Dil­ma Rous­seff.



-------------------------------

O pre­si­den­te da po­de­ro­sa Fi­esp, Pau­lo Skaf, fi­liou-se ao PSB, su­pos­ta­men­te con­vi­da­do pe­lo pre­si­den­te Lu­la, e de­ve ser can­di­da­to ao go­ver­no de São Pau­lo. Ele tem o apoio de Ci­ro “Ur­ti­gão” Go­mes.



-------------------------------

O ad­vo­ga­do Gil­ber­to de Cas­tro se­rá can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­du­al pe­lo PPS. Vai tra­ba­lhar ba­si­ca­men­te em Ja­ra­guá e Go­i­â­nia. Mas de­ve obter vo­tos em vá­rios mu­ni­cí­pios do Va­le do São Pa­trí­cio.



-------------------------------

Co­mo ad­vo­ga­do, Gil­ber­to de Cas­tro é en­tu­si­as­ta da cam­pa­nha de Hen­ri­que Ti­búr­cio a pre­si­den­te da OAB-Se­ção de Go­i­ás.



-------------------------------

Can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­du­al, Fre­de­ri­co Jayme vai tra­ba­lhar in­ten­sa­men­te em Go­i­a­né­sia, Pi­re­nó­po­lis e em pra­ti­ca­men­te to­do o Va­le do São Pa­trí­cio. Em Ja­ra­guá há ar­ti­cu­la­ções pa­ra apoiá-lo.



-------------------------------

Um das apos­tas do PPS pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al é Je­an Car­lo dos San­tos, que tem o apoio do em­pre­sá­rio Jo­sé Gar­ro­te, de Ita­be­raí.



-------------------------------

O pre­fei­to de Ita­be­raí, o pe­pis­ta We­ling­ton Ba­i­a­no, de­ve ser cas­sa­do. De­fi­ni­ti­va­men­te.



-------------------------------

No dia da fi­li­a­ção de Hen­ri­que Mei­rel­les, um pe­e­me­de­bis­ta, ao ver Oví­dio de Ân­ge­lis des­cer do mi­cro-ôni­bus (às 10h49 de quar­ta-fei­ra, 30) em que es­ta­va o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, con­fi­den­ci­ou pa­ra um cor­re­li­gi­o­ná­rio: “Ga­nha­mos a elei­ção pa­ra go­ver­na­dor”.



-------------------------------

O ou­tro pe­e­me­de­bis­ta per­gun­tou: “Por que a cer­te­za?” A res­pos­ta do pe­e­me­de­bis­ta-ana­lis­ta: “Oví­dio só fi­ca do la­do de quem tem re­ais chan­ces de ga­nhar elei­ção”.



-------------------------------

Só que Oví­dio de Ân­ge­lis po­de até vo­tar no “ami­go” Mei­rel­les, mas ga­ran­te que não vai sa­ir do PSDB. Por en­quan­to.



-------------------------------

Na dia da fi­li­a­ção, Mei­rel­les pas­sou tan­to pro­te­tor so­lar que sua ca­re­ca es­ta­va bran­quís­si­ma e lu­zi­dia. O ca­lor es­ta­va tão fe­roz na ga­ra­gem-la­ta de sar­di­nha do Di­re­tó­rio Es­ta­du­al do PMDB que um pe­e­me­de­bis­ta bem-hu­mo­ra­do dis­se: “O pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral vai gos­tar de nos­sa sa­u­na”.



-------------------------------

O lo­cu­tor do en­con­tro-fi­li­a­ção de Mei­rel­les fi­cou tão em­pol­ga­do que cha­mou-o de “pre­fei­to de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia”. O pre­si­den­te do BC riu mui­to, as­sim co­mo Ma­gui­to Vi­le­la.



-------------------------------

Ru­bens Bran­dão e Mel­chi­or Lu­iz Du­ar­te, ve­lhos com­pa­nhei­ros de po­lí­ti­ca es­ta­du­al na Con­fe­de­ra­ção Go­i­a­na dos Es­tu­dan­tes (CGE), fi­ze­ram ques­tão de com­pa­re­cer ao ae­ro­por­to na quar­ta-fei­ra, 30 pa­ra re­ce­ber Henrique Mei­rel­les.



-------------------------------

A Sub­se­cre­ta­ria da Edu­ca­ção do Es­ta­do em Go­i­â­nia es­tá sem ener­gia há um mês. “É uma ver­go­nha”, diz um de­pu­ta­do pe­tis­ta. “Ca­dê a se­cre­tá­ria Mil­ca Se­ve­ri­no Pe­rei­ra?”



-------------------------------

O go­ver­no es­cla­re­ce que fez li­ci­ta­ção e que, em bre­ve, a ener­gia vol­ta­rá. Até o fi­nal do ano, pe­lo me­nos. Os fun­cio­ná­rios es­tão pro­vi­den­ci­an­do lan­ter­nas, lam­pi­ões e até lam­pa­ri­nas.



-------------------------------

O co­ro­nel Di­vi­no Efi­gê­nio (PSDB) vai apo­i­ar o de­le­ga­do de po­lí­cia Mar­cos Mar­tins Ma­cha­do (PSDB) pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al. Os dois es­tão ela­bo­ran­do um pro­je­to de se­gu­ran­ça pú­bli­ca e meio am­bi­en­te.



-------------------------------

A po­lí­ti­ca ava­ca­lhou ge­ral. De­pois de Ro­má­rio, que se fi­liou no PSB ava­li­an­do que o par­ti­do era uma es­pé­cie de fi­li­al do PSDB (na ver­da­de, é do PT), Mar­ce­li­nho Ca­ri­o­ca se­guiu o mes­mo ca­mi­nho e se tor­nou so­ci­a­lis­ta.



-------------------------------

O elei­tor do Rio de Ja­nei­ro, no dia de vo­tar, de­ve­ria ga­nhar pe­nas de gan­so pa­ra pas­sar de­bai­xo dos bra­ços e rir à far­ta. De si mes­mo, é cla­ro, por ter de vo­tar em can­di­da­tos co­mo os dois jo­ga­do­res.



-------------------------------

O shop­ping Bou­gain­vil­le não es­tá em cri­se, ape­sar do fe­cha­men­to de uma lo­ja ân­co­ra, a CTIS (o es­pa­ço de­ve ser ocu­pa­do pe­lo Fu­jioka); pe­lo con­trá­rio, es­tá atra­in­do no­vas lo­jas, co­mo a chi­que Sa­ad, o res­tau­ran­te Com­pa­nhia dos Gre­lha­dos e a Li­vra­ria No­bel. Mas os ba­nhei­ros são su­jos, não têm sa­bo­ne­te nem ál­co­ol-gel e fal­ta água nas tor­nei­ras.



-------------------------------

Se­gun­do um fun­cio­ná­rio, a CTIS do Bou­gain­vil­le vi­nha tra­ba­lhan­do no ver­me­lho e seus di­ri­gen­tes bri­ga­ram com a di­re­ção do shop­ping ao ten­tar re­no­var o con­tra­to de lo­ca­ção. Por is­so op­tou por man­ter ape­nas a lo­ja que fi­ca nas pro­xi­mi­da­des do shop­ping Flam­boyant.



-------------------------------

Co­mo Dei­vi­son Cos­ta vai as­su­mir uma se­cre­ta­ria ex­tra­or­di­ná­ria, Sir­le­ne Bor­ba (PTN) fi­nal­men­te as­su­mi­rá man­da­to de ve­re­a­do­ra. Dei­vi­son se­rá can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­du­al.



-------------------------------

De um pe­pis­ta co­ro­a­do: “Tu­ca­nos di­zem que não são as­po­nes no go­ver­no de Al­ci­des Ro­dri­gues. As­se­gu­ram que são as­po­ne­ri­nos. As­ses­so­res de p... ne­nhu­ma in­te­ri­nos”.



-------------------------------

Há quem no PP de­fen­da que os tu­ca­nos de­vem dei­xar o go­ver­no Al­ci­des nes­te mês de ou­tu­bro. O ma­pe­a­men­to dos tu­ca­nos mais ra­di­cais, os mais crí­ti­cos do go­ver­no, já es­tá in­tei­ra­men­te pron­to.



-------------------------------

O pre­fei­to de Uru­a­çu, Lou­ren­ço Fi­lho, do PP, ga­ran­te que tem da­do apoio ao tran­spor­te es­co­lar. “As es­co­las são es­ta­du­ais, mas nós apoi­a­mos o tran­spor­te. Nin­guém vai fi­car sem es­tu­dar, no nos­so mu­ni­cí­pio, por fal­ta de ve­í­cu­los.”



-------------------------------

Wol­mir Ama­do (PT) ga­nhou mais qua­tro anos pa­ra di­ri­gir a PUC go­i­a­na. O com­pe­ten­te e sé­rio rei­tor cer­ta­men­te não vai tro­car a uni­ver­si­da­de, mais pres­ti­gi­a­da do que nun­ca, por uma aven­tu­ra elei­to­ral com­pli­ca­da.



-------------------------------

A as­ses­so­ria de Már­cio Mes­si­as Cu­nha, can­di­da­to a pre­si­den­te da OAB-Go­i­ás, in­for­ma ele “re­u­niu ad­vo­ga­dos”, cer­ca de 200, e “jor­na­lis­tas pa­ra al­mo­ço na Chur­ras­ca­ria Lan­cas­ter Grill na quar­ta-fei­ra, 30”.



-------------------------------

Os ad­vo­ga­dos Te­re­zi­nha do Pra­do e Ha­bib Te­mer Ba­di­ão dis­cur­sa­ram em de­fe­sa das pro­pos­tas de Már­cio Mes­si­as.



-------------------------------

Sem dis­si­dên­cia, os pre­si­den­tes das 38 sub­se­ções da OAB-Go­i­ás hi­po­te­ca­ram apoio a Hen­ri­que Ti­búr­cio pa­ra pre­si­den­te da Or­dem.



-------------------------------

Re­nal­do Li­mi­ro vai con­ti­nu­ar pro­mo­ven­do de­ba­tes com pes­so­as que te­nham a ver com o tra­ba­lho dos ad­vo­ga­dos.



-------------------------------

Leon Deniz, candidato a presidente da OAB, contratou uma fonoaudióloga. E trabalha firme no interior.



© Copyright Jornal Opção. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Opção.