Edição 1895 de 30 outubro a 5 de novembro de 2011
Ideias, experiências e perspectivas para TI
Foto de André Nascimento/Jornal Opção
Secretaria de Gestão e Planejamento participa de Conferência
Nacional de TI, em Brasília. Mercado brasileiro de Tecnologia
da Informação é um dos que mais cresce no mundo

O mercado de TI (Tecnologia da Informação) no Brasil é um dos que mais cresce no mundo — perde apenas para Índia e China —, com expectativa de destaque nos próximos anos entre países da América Latina. Assim como o setor de construção civil, que deve passar ileso pela crise econômica mundial, a área de TI (Tecnologia da Informação) no Brasil não deve ser atingida.

Dados recentes da Gartner, empresa que oferece pesquisa de tecnologia para líderes de empresas globais, revelam que os gastos com TI chegarão a US$ 143,8 bilhões em 2012, o que equivale a 10,1% a mais que os US$ 130,6 bilhões de 2010. Empresas continuarão investindo na área de TI mesmo em tempos difíceis. Aliás, o Brasil foi pouco afetado até agora pela crise financeira.

A Secretaria de Gestão e Planejamento de Anápolis participou do 2º Encontro Nacional de TI para os Municípios, em Brasília. Acompanhou várias palestras, dentre elas, a de consórcios públicos, ministrada pela Presidência da República; Cidades Digitais, pelo Ministério das Comunicações; Parcerias entre municípios, pela Telebrás; Transparência Pública, pela CGU e Sistema de Convênios (Siconv) e Ministério do Pla­nejamento; Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência (Siprev) pela Dataprev; e Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT); pelo BNDES.

Gestores municipais, usuários de soluções de Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvedores de serviços do portal do Software Público participaram do Encontro. O CTI Renato Archer, destaque na área, coordenou um dos fóruns. Falou sobre a qualidade, segurança, desenvolvimento colaborativo e gerenciamento de projetos no âmbito do Software Público Brasileiro.

Mais de 3800 pessoas acompanharam o 2º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, que também foi transmitido na internet, através do portal do Software Público. Criado em 2007, o Portal do Software Público Brasileiro é um modelo de disponibilização e de gestão das soluções desenvolvidas na administração pública e sua rede de parceiros. Atualmente, mais de 110 mil usuários participam do ambiente virtual.

A Secretaria de Gestão e Planejamento acompanhou palestras de duas delegações internacionais. Especialistas argentinos em software público também observaram experiências brasileiras.
Há dois meses, a Prefeitura de Anápolis participou da Semana de Tecnologias em Curitiba, onde assistiu palestras de experiências premiadas e inovadoras no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo.

Mau cheiro em bairros chegou a Anápolis

Parece que Goiânia não é a única a sofrer com mau cheiro. Moradores da região noroeste da Capital, especialmente do bairro Goiânia 2, reclamam constantemente do mau cheiro, que incomoda refeições, recebimento de visitas, e prejudica comércios.  

Em Anápolis, o confinamento de bois na região do Conjunto Filóstro Machado tem resultado em mau cheiro. Na tentativa de solucionar o problema, o vereador Sírio Miguel (PSB) foi à Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O parlamentar entregou ao delegado Luziano Carvalho e ao chefe de gabinete da Semarh, Francisco Teixeira Lobo, documentos de um empreendimen to imobiliário que estaria irregular.

De acordo com Sírio, o problema vem sendo enfrentado desde 2009. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura fez um laudo constando as irregularidades do local e não autorizou o funcionamento. O Ministério Público mandou fechar o confinamento, mas o Estado concedeu a licença posteriormente”, denunciou.

Segundo Sírio, cerca de 80 mil estão sofrendo com mau cheiro. Ele declarou que não quer o fechamento do empreendimento e sim um inquérito, a fim de contribuir com a população. O caso será investigado pela Dema, que enviará um técnico à Anápolis, que verificará se as exigências estaduais de licença estão sendo cumpridas. A Semarh, que já mandou três técnicos ao local, disse que a empreendedora deixará o local em janeiro de 2012.

Eles podem salvar vidas

Muitos acidentes podem ser evitados, no entanto, quando acontecem, os primeiros socorros são extremamente importantes para diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até salvar vidas. No dia 8 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizarão um Simpósio de Prevenção e Primeiros Socorros e Queimados.

O cirurgião plástico Leonardo Rodrigues da Cunha é quem orientará os presentes sobre os riscos de acidentes com queimaduras. São esperados no seminário merendeiras, mototaxistas e população em geral. Para participar, é preciso se inscrever por telefone ou e-mail. O evento será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com a Secretaria, além dos ensinamentos é fundamental que a pessoa saiba manter a calma e ter em mente que os primeiros socorros não excluem a importância de equipe especializada para o atendimento. Também é preciso condições seguras para a prestação de socorro, sem riscos para quem o faz.

Anote na agenda e prepare-se

Passar em concurso público é sonho de muitos brasileiros. Tem gente que dedica a vida a isto. Garantia de emprego, salário certo e o “emendar de feriados” são os principais atrativos.

Para a felicidade destes, será aberto no próximo mês um edital de concurso da prefeitura. São 287 vagas iniciais para todas as áreas e convocação de mais de 100 aprovados para a saúde.

O concurso público surge para suprir demanda da administração centralizada e o edital vai abrir vagas para diversas especialidades. O anúncio foi feito durante a comemoração do Dia do Servidor pelo vice prefeito, João Gomes, que representou Antônio Gomide.